O município de Jacaraú recebeu nesta quarta-feira (31) o certificado do Ministério Público da Paraíba de Erradicação dos Lixões, do projeto “Fim dos Lixões”. O certificado qualifica que o munícipio conseguiu executar e destinar os resíduos sólidos de forma ambientalmente adequada.
O projeto foi idealizado pela Procuradoria-Geral de Justiça e tem o apoio do Ministério Público Federal, da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e Ibama.
Em Jacaraú, o projeto passou a ser executado na gestão do prefeito Elias Costa, depois da assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público da Paraíba (MPPB).
“Esta certificação representa o compromisso e responsabilidade com o nosso município. O projeto do fim dos lixões foi apoiado e conduzido pela nossa equipe para que pudéssemos atender toda a demanda que nos foi repassado pelo MPPB. É um orgulho para Jacaraú receber este
certificado e estou muito feliz por poder contribuir com um projeto de extrema relevância”, afirmou Elias.
O gestor ainda comentou que os resíduos estão sendo encaminhados para uma usina de reciclagem, na cidade de Guarabira, e o Governo Municipal de Jacaraú está elaborando um projeto para a construção de uma unidade de transbordo no município.