O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou nesta quinta-feira (16) que trabalha “diariamente para impedir a guerra”, enquanto as relações entre o Irã e os Estados Unidos atravessam um novo período de tensão máxima.
Presidente do Irã rejeita proposta dos EUA de novo acordo nuclear
“O governo trabalha diariamente para impedir um confronto militar, ou a guerra”, garantiu Rouhani, acrescentando que o diálogo entre o Irã e o mundo é difícil, mas “possível”.
Irã descumpre acordo nuclear
Ele também afirmou que o país está enriquecendo, diariamente, mais urânio do que antes da assinatura do acordo nuclear, 2015.
“Estamos enriquecendo mais urânio do que antes de chegar ao acordo”, disse ele em um discurso em que ressaltou que a pressão sobre o Irã aumentou, mas que o país continua a progredir.
O acordo nuclear (JCPOA, na sigla em inglês) determinava que o Irã não poderia superar um limite de armazenamento de urânio de 300 quilos, e o nível máximo de enriquecimento era de 3,67%.
Três países europeus, Alemanha, França e Reino Unido, protocolaram uma queixa sobre os descumprimentos por parte do Irã, e dizem que é inaceitável que ele não atinja seus compromissos.
Teerã anunciou, no dia 5 de janeiro, que na prática não vai limitar seu programa nuclear –vai ignorar, inclusive, as limitações ao enriquecimento.