Inaugurado nessa quarta-feira (22), na Comarca de Campina Grande, o espaço que vai abrigar a brinquedoteca e sala de amamentação no Fórum Affonso Campos. A medida foi viabilizada por meio de uma parceria entre o Poder Judiciário estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Caixa de Assistência dos Advogados (CAA-PB) e visa dar amparo a quem precisa buscar a Justiça e levar suas crianças.
O juiz diretor do Fórum Affonso Campos, Gustavo Lyra, explicou que a necessidade de instalar um ambiente destinado ao público infantil surgiu da percepção de que alguns servidores e usuários dos serviços judiciais não tinham com quem deixar seus filhos e precisavam levá-los para o ambiente forense. “Um local preparado para as crianças que acompanham seus pais ao fórum, por necessidade, se mostra conveniente, porque dá tranquilidade aos pais para resolver a sua demanda judicial e conforto às crianças, que vão contar com um ambiente adequado para sua idade”, afirmou.
O diretor salientou, ainda, que a brinquedoteca é equipada com televisão com conteúdo destinado ao público infantil, brinquedos, gibis, fraldário e local de amamentação para as mães lactantes que desejem um pouco de conforto. “O ambiente é voltado aos filhos de todos os que buscam o Judiciário, seja parte, advogado, juiz ou servidor, e foi projetado buscando atender as necessidades do público infantil”, destacou o magistrado.
O presidente da CAA-PB, Assis Almeida, elogiou a iniciativa e reafirmou a parceria com o Tribunal de Justiça para projetos que alcancem o jurisdicionado. “O juiz Gustavo Lyra fez a sugestão de implementação da brinquedoteca e acatamos de pronto, observando o benefício social. Temos a honra de entregar a Campina Grande esse equipamento extraordinário”, ressaltou o advogado.
O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, destacou que a sensibilidade em providenciar um local específico como este, no ambiente forense, faz parte da premissa de humanização do Poder Judiciário. “Encontramos, aqui, um local de dignidade e acolhimento. É um espaço plural, que não pertence a OAB e ao Judiciário, mas a todos”, enfatizou.
A servidora Tânia Rúbia, leva o filho ao Fórum diariamente e falou sobre a importância do espaço. “Sou viúva, não tenho com quem deixar meu filho no período do trabalho e preciso trazê-lo comigo. Um lugar como este me deixa tranquila para exercer minhas funções, porque sei que aqui ele terá acesso a um bom conteúdo, como gibis ou vídeos apropriados para sua idade, num ambiente divertido e confortável. Estou muito feliz com essa iniciativa ”, salientou a servidora.
Luis Felipe, filho da servidora, afirmou que adora ler e que vai passar o tempo lendo os gibis dispostos na brinquedoteca, que ficará aberta durante o expediente forense, de segunda a sexta-feira.
Ainda estiveram presentes na inauguração o presidente da Subseccional da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira; o representante da Associação dos Magistrados da Paraíba (AMPB), juiz Jeremias de Cássio Carneiro de Melo, além de magistrados, advogados, servidores e autoridades.