O município de Duas Estradas desapareceu do mapa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.
O resultado divulgado, nesta terça-feira, 15, pelo Inep, aponta para um desastre na Educação do município, que pela primeira vez, desde que o sistema foi lançado em 2007, pelo Ministério da Educação, o município desaparece do resultado que avalia a Educação. O Ideb realiza a avaliação a cada dois anos e o resultado corresponde ao ano de 2019.
O portal do Inep diz que o “número de participantes no SAEB ( Sistema de Avaliação da Educação Básica) foi insuficiente para que os resultados sejam divulgados”. É o que consta para os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental – 4ª série / 5º ano, que de acordo com a meta projetada para o ano de 2019, a nota deveria ser 4.8. Já para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental – 8ª série e 9º ano, o resultado também é preocupante, houve queda de 0.3, em relação à nota da avaliação anterior (2017), o que significa um retrocesso.
Esse resultado estarreceu os profissionais da educação e os pais dos alunos da rede municipal e coloca a cidade de Duas Estradas, bem atrás do município vizinho, de Serra da Raiz que cresceu 0.6, tanto nas séries iniciais, como nas finais, do Ensino Fundamental.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é calculado a partir de duas bases: o resultado do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), anteriormente conhecido como Prova Brasil, e o Índice de Aprovação do Município.