O Hospital Geral de Mamanguape passará a ser referência em atendimento a pacientes com Covid-19. O anuncio foi feito pelo governador João Azevêdo, nesta segunda-feira (15), durante o programa semanal Conversa com o governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara. Em João Pessoa, os Hospitais de Trauma Senador Humberto Lucena e Clementino Fraga também irão receber pacientes para leitos semi-intensivo.
De acordo com o secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, os três hospitais passarão a receber também pacientes moderados, que precisam de leitos semi-intensivos, ou seja, que necessitam de oxigênio, mas não de intubação.
“Os leitos serão de suporte respiratório para aumentar a nossa capacidade de resposta, especialmente em pacientes moderados, os graves serão direcionados para os leitos de UTI”, explicou.
O Hospital de Trauma de João Pessoa, desde o inicio de março, já estava recebendo pacientes para Unidade de Terapia Intensiva (UTI), agora também passa a receber os moderados, assim como o Clementino Fraga.
O governador João Azevêdo também noticiou a abertura de mais 39 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os novos leitos estarão disponíveis nas próximas 72 horas e serão destinados ao atendimento de pessoas diagnosticadas com a Covid-19.
“Esse tem sido o nosso trabalho constante para que a gente possa enfrentar e minimizar os efeitos da alta taxa de contaminação”, comentou o gestor.
O chefe do Executivo estadual também confirmou a aquisição de novos monitores junto ao Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande, para assegurar a abertura de mais leitos no estado.
“Nós estamos adquirindo mais insumos e mais monitores para permitir a abertura de mais leitos, mas é preciso que a população entenda que o resultado desse esforço só será possível se houver a compreensão e colaboração das pessoas para que a gente vença esse momento tão difícil que estamos passando”, afirmou.