O Encontro com Fátima Bernardes contou uma história motivadora nesta quinta, 11/7. E o protagonista foi o gari Ednilson. Ele, que acabou de se formar na faculdade de História, apresentou o trabalho de conclusão de curso, o TCC, vestido com o uniforme do seu dia a dia. O vídeo do momento viralizou na internet. No programa, ele explicou a paixão pela disciplina e contou o motivo de ter se vestido daquele jeito:
“Sempre gostei de história, desde o início do ensino fundamental. Eu gostava de ler, fazer poesia, literatura… Sempre foi minha opção no Enem.”
“Eu já senti na pele a indiferença, os olhares de falta de atenção. Aí, fui pesquisar sobre a temática da invisibilidade social. Por mais que usar uma farda dessa, que é chamativa aos olhos de todo mundo, e a pessoa não te enxerga, não dá bom dia, boa tarde, é frustrante”, conta Ednilson, que é gari há oito anos.
Sobre os colegas de turma, Ednilson revelou que sentiu vergonha de falar sobre sua profissão:
“Fiquei meio acanhado com a turma. Acho que foi no segundo ou no terceiro período que teve uma confraternização. E a gente, falando da vida pessoal, eu falei: “Eu sou gari há anos e o meu pai também é”, lembrou ele.
“Foi motivo de alegria para eles verem que eu estou tentando melhorar minha qualidade de vida com o ensino superior.”