A cidade de Guarabira vive um dos piores momentos desde o início da pandemia, em abril do ano passado, quando foi notificado o primeiro caso, e atualmente a Secretaria de Saúde monitora 1.075 pessoas que estão infectadas com a Covid-19, sendo de pacientes graves e submetidos à intubação até os que estão assintomáticos, mas cumprindo isolamento domiciliar.
Por causa do elevado número de infectados em Guarabira e também na região, o Hospital Regional de Guarabira abril uma ala para tratamento específico de pacientes de Covid, além dos atendimentos feitos na Unidade de Pronto Atendimento. Nas duas centrais de Covid mantidas pelo município, é grande o movimento de pessoas que buscam fazer testagem.
Até a data de hoje (11), segundo dados disponíveis no site da Prefeitura de Guarabira, o quadro é o seguinte:
1.075 – casos ativos
7.452 – casos confirmados
20.165 – casos notificados
9.956 – casos descartados
6.260 – casos recuperados
117 – óbitos registrados
A Secretaria de Saúde continua o processo de imunização, seguindo o Plano Nacional de Imunização. Essa semana foi iniciada a vacinação destinada aos profissionais de educação.
Os dados da vacinação são os seguintes:
22.46 – doses recebidas
16.844 – doses aplicadas
10.166 – primeira dose
6.678 – segunda dose
O crescimento do número de infectados pode guardar relação com o relaxamento dos cuidados. Em razão disso, o Governo da Paraíba publicou novas medidas restritivas como horário de funcionamento de bares e restaurantes, redução de público em celebrações religiosas e outras medidas que objetivam reduzir os casos.