Um forte terremoto atingiu a Grécia na noite desta quinta-feira (25), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Não há relatos de vítimas nem de danos estruturais até o momento. O tremor de magnitude de 6,8 graus na Escala Richter teve seu epicentro no Mar Jônico, a cerca de 133 quilômetros de Patras, no Peloponeso, e pode causar um pequeno tsunami.
O fato de ter ocorrido a apenas 16,5 quilômetros do fundo do mar, profundidade considerada rasa, amplificou os tremores, que foram percebidos também na Itália. O território da Grécia atravessa duas placas tectônicas e, geralmente, é atingido por terremotos.
Segundo a USGS, um terremoto de 6,8 graus é listado entre os “muito fortes” e com potencial de causar “danos moderados”. Em seus cálculos, a agência estima que 19,3 milhões de pessoas sentiram o sismo e que, entre elas, 54.000 o perceberam fortes tremores. A USGS alertou que a população deveria ser alertada sobre o possível surgimento de um pequeno tsunami.
“Em geral, a população dessa região vive em construções que mesclam a resistência e vulnerabilidade a terremotos”, informou a USGS. “Algum dano é possível, e o impacto deve ser relativamente localizado”, completou.
Ao jornal britânico Express, uma testemunhou comentou que, depois de três leves tremores durante a noite, um muito mais forte moveu vários objetos no quarto em que estava dormindo.
Fonte: Veja.com