Um homem de 24 anos foi preso nesta quarta-feira (27), na cidade de Solânea, no interior da Paraíba, suspeito de aplicar golpes em mais de 10 estados. Conforme a Polícia Civil, ele clonava ou hackeava perfis de redes sociais verdadeiros, que são destinados a arrecadar recursos para tratamentos de crianças com doenças raras e graves.
A Polícia Civil informou que o suspeito sempre atuava em campanhas que estavam fazendo sucesso, conseguindo invadir perfis ou criando novos com as mesmas informações. A partir daí, ele divulgava o próprio PIX e arrecadava grandes valores até que o golpe fosse descoberto. O suspeito ainda chegou a publicar fotos com o dinheiro, zombando das pessoas que realizaram a adoção.
Segundo a polícia, o homem estava residindo em Campina Grande e foi preso ao visitar familiares na cidade de Solânea. Ele será transferido para cidade de Extremoz, no Rio Grande do Norte, local onde conseguiu desviar recursos de um campanha solidária que almejava arrecadar R$ 1,2 milhões. Não há relatos de crimes cometidos na Paraíba.