A ‘malhação do Judas’ ou ‘morte do Judas’ é uma tradição antiga. E na América Latina ela foi introduzida por espanhóis e portugueses. E assim como ocorre em diversos países, também acontece no Brasil. E na cidade de Guarabira (PB), o ‘espetáculo’ popular acontece há mais de 20 anos na principal da Rua Henrique Pacífico, bairro Primavera.
Conforme o organizador e ativista cultural Raminho Talibã, o tema da 21ª edição da tradicional ‘malhação do Judas’ em Guarabira é o “Corona Judas”. E em relação ao ‘espetáculo’ da malhação, Raminho acrescenta que “a melhor forma de malhar o “Corona Judas” é ficando em casa.
Anualmente, além da malhação, as pessoas também são convidadas para participar da parte festiva do evento e saborear uma ‘peixada’ e uma feijoada. Este ano, porém, a ‘parte profana’ não acontecerá em virtude do cumprimento das normas de distanciamento coletivo impostas pelas autoridades para combater o coronavírus.
“Esse ano, não vai ter devido à questão das normas que a gente está respeitando. Então, a gente deixa essa mensagem ai: fique em casa. Isso tudo vai passar. Se Deus quiser, para o ano, a gente voltar a fazer a nossa festa”, aconselhou Raminho Talibã, também pré-candidato a vereador e um dos mais atuantes ativistas culturais da região. #Cultura