A história de Frei Damião será contada no cinema. O longa-metragem “Frei Damião – O Santo do Nordeste”, que deve estrear nos cinemas do Brasil ainda este ano, é fruto de uma longa pesquisa considerando a influência religiosa do frade capuchinho.
A intenção do documentário é buscar mostrar mais sobre o homem por trás do santo, muito embora seja impossível separar sua vida da religião. Mesmo assim, o filme consegue abordar aspectos pouco conhecidos da vida de Frei Damião, inclusive antes de sua vinda ao Brasil.
O Caderno de Matérias apurou e adianta que o público vai ver o local do nascimento de Frei Damião, com quem ele conviveu, de quem era devoto, como foi o início de sua vida sacerdotal, sua chegada ao Brasil, como eram suas andanças em missões pelo nordeste, até a sua morte em 1997.
O título apresenta vários depoimentos de religiosos, estudiosos e populares. E histórias de fé contadas por pessoas que tiveram contato com o frade italiano. O processo de beatificação do ‘santo do nordeste’ está avançado, mas o filme não faz menção ao assunto.
Gravado em Pernambuco, “Frei Damião – O santo do Nordeste” também teve cenas captadas em outros estados e no exterior. A equipe fez registros no Recife, Gravatá, São Joaquim do Monte, Caruaru, Guarabira (PB), Natal, São Miguel, além de Lucca, Bozzano e Roma, na Itália.
O município de Guarabira (PB), onde existe um santuário dedicado a Frei Damião, entrou na rota das locações. Na ‘capital do brejo’, a produção conseguiu entrevista com Monsenhor Nicodemos, um dos idealizadores do memorial; e com fiéis devotos.
Conforme Gerardo Lopes, um dos produtores, foram 2 anos e 9 meses de produção: 1 ano de pesquisa e projeto, 1 ano de captação de recursos e 9 meses entre pré-produção, filmagens, montagem e finalização, envolvendo mais de 80 pessoas, entre técnicos e atores.
“Frei Damião – O santo do Nordeste” é uma produção da Fábrica Estúdios. Até o fechamento da matéria, não havia confirmação por parte dos diretores do filme em relação a como ele será distribuído. Mas há uma expectativa na cidade de Guarabira para que o documentário seja exibido no cinema local.
Ao longo de 66 anos, Frei Damião de Bozzano, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, fez missões por muitas cidades nordestinas. Ele esteve em Guarabira nos anos 90. De acordo com o padre Gaspar Rafael, que trabalhou com Frei Damião, o frade passou também por Cajazeiras e Dona Inês.
Frei Damião morreu no dia 31 de maio de 1997, no Recife. O processo de canonização foi iniciado em 2013. #Cultura #Cinema #Filme
Confira a ficha técnica do filme
Produção de Elenco
Marcos Castro
Trilha Sonora Original
Piero Bianchi
Direção de Arte
Denis Netto
Figurino
Babi Jácome
Montagem
Rodrigo Guilherme
Edição de Som e Mixagem
Paulo Umbelino
Pablo Lopes
Direção de Fotografia
Breno Cesar
Som Direto
Pedrinho Moreira
Moabe Filho
Direção de Produção
Mariana Jacob
Produção Executiva
Jairo Chaves
Pablo Lopes
Gerardo Lopes
Produção Associada
Otacílio Cartaxo (in memoriam)
Fátima Cartaxo
Produção
Pablo Lopes
Gerardo Lopes
Roteiro
Nadezhda Bezerra
Consultoria
Frei Jociel Gomes
Direção
Deby Brennand
Fotos: Cedidas pela equipe do filme
Fonte: Caderno de Matérias do Ikeda