A estação de Guarabira foi inaugurada em 5 de julho de 1884 pela E. F. Conde D’Eu. Foi ponta da linha que vinha desde o Recife de 1884 a 1904, quando se completou a ligação com a estação de Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte, unindo a partir de então Recife e Natal por ferrovia. Mais tarde (entre 1922 e 1932) o nome da estação e o da cidade foi alterado para o atual, Guarabira.
A estação ferroviária foi construída onde hoje conhecemos por Bairro da Esplanada da Estação e sua inauguração contou com a presença de personalidades ilustres da época, como o presidente da província, Dr. José Aires de Nascimento. Vários casarões começaram a ser erguidos nas ruas ao redor da estação e também nas proximidades da Igreja Matriz. A linha férrea que cortava a cidade vinha desde o Recife, em Pernambuco, e se estendia até Natal, no Rio Grande do Norte, passando também por pequenas cidades e vilarejos. A chegada do trem trouxe progresso ao comércio local e a toda a região que era polarizada por Guarabira.
Atualmente a estação ferroviária ainda existe na cidade, e passa agora por reformas realizadas pela Administração Municipal para instalação do Museu do Trem
Jeremias