Neste sábado (28), já é possível perceber na cidade os efeitos das fortes chuvas. Um tradicional ponto de alagamento, na feira livre em Guarabira, completamente tomado pela água.
Comerciantes enfrentaram transtornos com inundação no mercado público da cidade. Em alguns pontos as bancas com mercadorias ficaram quase cobertas pela água. Os feirantes que são os mais castigados pelas chuvas, pede providência ao poder público municipal.
Defesa Civil, destaca as medidas de prevenção que devem ser tomadas pela população das regiões castigadas pelas fortes chuvas com o objetivo de minimizar os danos. A primeira é ficar bastante atento para as informações publicadas pelos órgãos oficiais, principalmente os locais. Além disso, é preciso ter cuidado com as notícias não oficiais, que nem sempre estão corretas e podem trazer risco adicional”, destaca Schnorr.
Uma das principais recomendações é para que as pessoas se inscrevam nos serviços de alerta, enviando um SMS para o número 40199. Assim, em caso de uma situação de desastre, será enviado um alerta on-line. Outra sugestão é ficar sempre atento ao Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_), que publicarão atualizações em tempo real.