Gustavo Mendes disse, ainda, que a Janssen já teve um pedido similar aprovado pela FDA, agência responsável pela análise de medicamentos nos EUA. Segundo ele, a decisão dá mais respaldo à eventual aprovação também pela Anvisa. O lote com vacinas da Janssen deve chegar ao Brasil nesta semana. Sem a extensão, o prazo de validade dos imunizantes terminaria no próximo dia 27.
Quanto à vacina russa Sputnik V, Gustavo Mendes afirmou que a Anvisa ainda não recebeu resposta após questionar fabricantes sobre as lacunas técnicas nos estudos apresentados. Ele explicou, no entanto, que a importação foi autorizada para uso controlado. A ideia é que a aplicação em pequena escala da vacina possa gerar dados para que a Anvisa complete a análise do imunizante.
O gerente-geral lembrou, ainda, que a Anvisa está analisando a aprovação de outras vacinas contra a Covid-19, como a chinesa Cansino e a brasileira Versamune. Segundo ele, a agência tem tentado acelerar as análises, mas sem abrir mão dos padrões de qualidade exigidos.