Estão abertas a partir desta quinta-feira (22) o período para alterar ou incluir dados do Censo Escolar 2020 no sistema Educacenso. As escolas públicas e privadas têm até o dia 07 de Maio para fazer as correções necessárias.
O censo, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto às Secretarias municipais e estaduais da Educação do país, é fundamental para a elaboração de políticas públicas na Educação.
Por meio das informações sobre o número de matrículas, é possível identificar onde recursos devem ser direcionados. Houve, por exemplo, uma diminuição de 8,3% no número de matrículas de Educação de Jovens e Adultos, no censo de 2020. Já as matrículas do ensino profissionalizante aumentaram 1,1%, no mesmo período.
Além disso, o censo também pode revelar as dificuldades estruturais das escolas em algumas regiões do país. No censo de 2020, foi observado que poucas escolas da Educação Básica da região Norte têm disponibilidade de internet, com proporção inferior a 60%.
Nesse ano, por meio do censo também será possível analisar os impactos da pandemia no desenvolvimento dos alunos. E as grandes preocupações devem ser os dados de desempenho dos estudantes diante da educação à distância e os índices de evasão escolar.
Segundo dados do censo anterior, mais de 1,5 milhão de crianças em idade escolar estavam fora da escola, grande parte da faixa etária dos 17 anos em diante, representando um grande desafio na universalização no país.
*Produção de Wesley Cerqueira