Um policial militar foi afastado da função após divulgar, nas redes sociais, um vídeo incentivando o fim do isolamento social na cidade de Guarabira, no Agreste da Paraíba. Nas imagens, ele aparece fardado dentro de um carro e acompanhado por três colegas. O policial sugere que apenas pessoas idosas ou com problemas respiratórios fiquem em casa e chama os demais grupos que estão em isolamento de “vagabundos”.
“O que a gente tem que fazer é voltar a trabalhar e proteger as pessoas idosas ou com problemas respiratórios. Vamo deixar de ser vagabundo e começar a trabalhar. Esse negocinho de ficar em casa, de férias, não existe. Não tem condições. Vai terminar é o país quebrando e a gente passando fome”, defendeu o policial, no vídeo.
O discurso do policial vai de encontro às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do próprio Governo do Estado, estrutura a qual a Polícia Militar é subordinada.
Em nota, o comando do 4º Batalhão da Polícia Militar, com sede em Guarabira, informou que o policial já foi afastado das atividades. Ele vai passar por procedimento administrativo disciplinar.
“O comando ressalta que essa não é a orientação da Polícia Militar da Paraíba, que segue a orientação técnica da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, de que é fundamental que as pessoas fiquem em casa para prevenir a proliferação dessa doença que tem causado danos irreparáveis à saúde de pessoas no Brasil e no Mundo”, diz o comunicado.
O policial é identificado por Cabo Amaral.
Do Portal Correio com PI