Em 89% das cidades da Paraíba há mais motos do que carros, segundo um levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios, nesta segunda-feira (2). Foram utilizados dados de abril do Departamento Nacional de Trânsito para analisar a frota de veículos do país.
De acordo com a pesquisa, a Paraíba tem 570.258 motos, enquanto que o número de carros é de 512.196. Das 223 cidades do estado, 198 têm mais motos do que carros. Na categoria moto, estão inclusas motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Ao analisar o contexto nacional, segundo o relatório, dos 5.568 municípios brasileiros, 2.487 têm mais motos do que carros, o que representa aproximadamente 45% do total.
Um dos motivos apontados para essa diferença são os congestionamentos, que, segundo a pesquisa, incentivaram a população a investir mais em motos para se locomover em menor tempo e com o custo reduzido em relação ao consumo do combustível por quilômetro. Além disso, o levantamento também indica que há sinais de substituição dos animais de tração por motos.
Em relação às médias, o estado tem 7,85 habitantes por carro, enquanto que a média nacional é de 3,89. No caso das motos, o número de 7,05 pessoas por moto é menor do que a média nacional de 7,86. Esse quadro indica que a Paraíba tem mais motos por habitante do que automóveis por pessoa.
Já a frota de João Pessoa representa 19,96% das motos do estado, com 113.875 veículos do tipo, sendo a 18º maior do país. A frota carros é a 31ª maior maior do Brasil e concentra 39,98% dos automóveis da Paraíba.
Fonte: G1/PB