Mais de 3 milhões de paraibanos devem comparecer às urnas no próximo domingo (02), para eleger o novo Governador do Estado, o Presidente da República, um Senador, 12 deputados federais e 36 deputados estaduais. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), garante que tudo está pronto para garantir um pleito tranquilo, seguro e em paz. Na disputa pelo cargop de governador do estado estão: O atual governador João Azevedo (PSB), o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), o radialista Nilvan Ferreira (PL), Adjany Simplício (Psol), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento – PSTU) e Major Fábio – (PRTB), confira mais quem é cada um e o que propõem.
• Adjany Simplício (Psol) – Tem titularidade em Pedagogia, com especialização em educação em direitos humanos, Adjany Simplício, 45 anos, trabalha como professora da educação básica de João Pessoa. Presidente do Diretório Estadual do Psol, já foi candidata a vice-governadora (2018) e a vereadora (2020). O candidato a vice é Jardel Wandson (UP), 37 anos. Questionada sobre qual é o seu foco nessa campanha, a candidata respondeu: “Nós queremos fazer uma disruptura em todos os setores e segmentos no nosso estado”, disse.
• Adriano Trajano (PCO) – Nasceu em Campina Grande, Adriano Trajano tem 48 anos, Ensino Fundamental completo e atua como comerciante. Já disputou o cargo de vereador em Campina Grande, em 2020. O professor José Pessoa, 70 anos, foi confirmado como vice-governador na chapa. A campanha foi com poucos recursos, na base da panfletagem. “Nós vamos trabalhar com o orçamento para aumentar a média salarial dos paraibanos.”
• Antônio do Nascimento Alves, 47 anos, é bibliotecário e trabalha como motorista de ônibus e é uma das lideranças da oposição do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte de Passageiros e Cargas do Estado da Paraíba. A vice na chapa será a professora Alice Maciel, 62 anos, do mesmo partido. Defensor intransigente dos trabalhadores. “Propomos devolver a dignidade aos nossos trabalhadores”, afirmou.
• João Azevêdo (PSB) – João Azevêdo Lins Filho, 69 anos, atual governador da Paraíba, é engenheiro civil. Natural de João Pessoa, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Bayeux, secretário de Infraestrutura de João Pessoa e secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia da Paraíba. O atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (Progressistas), 33 anos, é o candidato a vice-governador. “Tenho certeza que faremos muito mais neste possível segundo mandato”, disse o atual chefe do executivo estadual.
• Major Fábio (PRTB) – Policial militar reformado, 52 anos, Major Fábio já disputou anteriormente o cargo de vereador, ficando em quarto lugar, e inclusive o Governo do Estado. Já foi deputado federal, assumindo a vaga após renúncia do titular Ronaldo Cunha Lima e a cassação de Walter Brito Neto. O vice em sua chapa é o odontólogo Jod Candeia (PRTB), 34 anos. “Vou contra tudo e contra todos. Sem tempo de TV e rádio, mas estou confiante na vitória”, comentou o major.
• Nilvan Ferreira (PL) – Radialista, 49 anos, Nilvan Ferreira tem atuação em emissoras de rádio e televisão do estado, Ferreira nasceu em Cajazeiras, Sertão paraibano. Em 2020, se candidatou a prefeito de João Pessoa pelo MDB e ficou em segundo lugar. É a segunda experiência de Nilvan com as urnas. O vice é o empresário Artur Bolinha (PL), 52 anos. Quando questionado sobre o que lhe motiva nessa campanha, Nilvan disse: “Eu represento a única e verdadeira oposição nas eleições na Paraíba”, afirmou.
• Pedro Cunha Lima (PSDB) – Natural de Campina Grande, Pedro Cunha Lima, 34 anos, é deputado federal, eleito pela primeira vez em 2014 e reeleito em 2018. Vem de uma tradicional família política do estado. Seu pai é o exsenador Cássio Cunha Lima e seu avô é o ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Domiciano Cabral, 67 anos, é o candidato a vice. Já Pedro disse que a sua gestão será toda ela baseada na educação para salvar todo o Estado.
• Veneziano Vital do Rêgo (MDB) – Veneziano Vital do Rêgo, 52 anos, é natural de Campina Grande, Vital do Rêgo é advogado e presidente estadual do MDB. Já foi vereador e prefeito na cidade por dois mandatos consecutivos. Em 2014, elegeu-se deputado federal e em 2018, senador. A vice em sua chapa é Maísa Cartaxo (PT), 50 anos. Defende investimentos para fortalecer turismo, indústria e serviços para desenvolver o estado. O candidato do MDB, disse que dentre suas prioridades está o combate à fome no estado. “Quero acabar com a fome que ainda assola o meu estado”, disse.
A Paraíba tem 3.091.684 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O maior número de votantes é do sexo feminino, totalizando 1.634.223 mulheres, correspondente a 52,86% do eleitorado contra 47,14% do sexo masculino, ou seja, 1.457.461 homens. Os números representam um crescimento de 7,81% em relação ao pleito eleitoral de 2018.