ENGENHO MORGADO?!//A confusa história de Guarabira (96km de João Pessoa) traz algumas questões no mínimo curiosas.
A primeira diz respeito à informação de que Costa Beiriz teria fugido de um terremoto em Póvoa de Varzim (Portugal). Acontece que não existe nenhum registro de que o desastre de 1755 tenha chegado àquela cidade. O cataclismo teria atingido apenas Lisboa. A informação de que o terremoto atingiu Póvoa de Varzim está no livro “Guarabira através dos tempos”, de Cleodon Coelho. Essa mesma informação seria replicada por publicações posteriores.
Outra informação que chama atenção é a de que Guarabira teria nascido no entorno de um “engenho Morgado”, o qual, supostamente, teria pertencido a Duarte Gomes da Silveira, lá pelo ano de 1694. A origem dessa informação permanece desconhecida, mas é tida como válida na cidade. O que existiu, e isso tem comprovação, foi um curral (fazenda) de Duarte Gomes. E o termo “morgado” dizia respeito ao direito de herança do filho mais velho, o primogênito.
O polêmico texto acima acerca da história de Guarabira é parte da coleção Folhetim: “1860, A Província – a primeira viagem oficial de um governante pelo território paraibano”, do jornalista e historiador, Nonato Nunes. (Contato do autor: Fone/WhatsApp: 83 99160-7388)
A prefeitura de Alagoinha, agreste Paraibano, lançou a programação do São João 2025 que acontecerá de 18 a 20 de junho.
Dia 18- Cavalo de Pau e Henry Freitas
Dia 19- Raí Saia Rodada e Toca do Vale
Dia 20- Limão com Mel e Beto Barbosa
Na tarde desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Guarabira entregou à população a Casa das Artesãs, um novo espaço localizado na Praça João Pessoa, no Centro da cidade. A iniciativa visa fortalecer a valorização do artesanato local, oferecendo um ambiente permanente para que artesãs guarabirenses possam expor e comercializar seus produtos.
A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Léa Toscano, do vice-prefeito Raimundo Macedo, de secretários e vereadores, além da deputada estadual Camila Toscano.
Um dos momentos emocionantes do evento foi a homenagem à artesã Dona Mocinha, cujo nome agora batiza a Casa das Artesãs. Seu neto, Matheus Vinícius, falou em nome da família, agradecendo o reconhecimento e relembrando com carinho o legado da avó.
Logo após a inauguração, a Praça João Pessoa também se transformou em palco para o Guarabira Tem Talento, programa criado para incentivar artistas locais com apresentações culturais abertas ao público. Nesta primeira edição, Socorro Procópio, Leny Costa e Nildo Manga deram início ao projeto.
A prefeita Léa Toscano destacou a importância dos dois momentos para a cultura da cidade. “Hoje é um dia muito especial para Guarabira. Estamos entregando um espaço pensado especialmente para as nossas artesãs e iniciando um projeto que valoriza os artistas da terra. Vamos seguir investindo naquilo que faz a nossa cidade pulsar, o talento e a força do nosso povo”, afirmou.
Devido a Semana Santa, os horários de atendimento das repartições públicas municipais sofrerão alterações nesta semana, é o que informa a Secretaria de Administração do Município.
Na próxima quinta-feira (17 de abril), o expediente é de caráter facultativo conforme previsto na Portaria Conjunta SEAD/SEPLAN nº 01/2025 sendo preservado os serviços como transporte de pacientes pré-agendados, SAMU (Urgência e Emergência), Fiscalização de Trânsito e Coleta de Lixo. Na sexta-feira, dia santo, é considerado também feriado nacional.
A Secretaria de Administração informa ainda que este ano, o feriado nacional de Tiradentes (21 de abril) provoca um dia a mais sem expidente. Com essas alterações, o funcionamento dos órgãos e autarquias do Município serão interrompidos no dia 17 de abril voltando ao normal, na terça-feira (22).
Morreu na manhã deste domingo (6) o cantor e compositor Antônio Barros. Antônio, que fazia dupla com a esposa Cecéu, tinha 95 anos, completados no último mês de março. Ele estava internado em um hospital particular no bairro da Torre, em João Pessoa.
Barros, tinha a doença de Parkinson, uma doença degenerativa que causa diversas dificuldades, como de se locomover e até mesmo ingerir alimentos. Devido a esta dificuldade para se alimentar, Antônio estava com uma bronco-aspiração.
Segundo a filha de Antônio Barros, Maira Barros, o velório do cantor e compositor ocorre neste domingo em um cemitério particular no bairro do José Américo.
“Falecimento de meu pai, Antônio Barros da Silva, devido aos sintomas finais do Parkinson. Velório hoje das 13h às 17h, no Jardim das Acácias”, publicou a filha em uma rede social.
Antônio Barros, Cecéu e as mais de 700 composições
Antônio Barros nasceu em 11 de março de 1930, em Queimadas, no Agreste do estado. Aos 19 anos, foi trabalhar como músico tocando pandeiro na rádio Caturité, em Campina Grande.
Foi na Rainha da Borborema que ele conheceu Mary Maciel Ribeiro,a Cecéu. Ela e Antônio Barros eram casados há mais 50 anos. Juntos, construíram um legado de mais de 700 composições.

Além destes artistas, as canções de Antônio Barros foram gravadas por Ney Matogrosso, Alcione, Fagner, Dominguinhos, Elba Ramalho, Kátia de Tróia, Waldonys, Ton Oliveira, Falamansa, Gilberto Gil e Flávio José.
São composições como: “Óia eu aqui de novo“, “Forró do Xenhenhém”, “Procurando Tu”, “Por Debaixo dos Panos”, “Homem com H“, “Bate Coração“, “É proibido cochilar“, “Forró Desarmado“, “Gente Sofrida” e “Amor com Café“.
Patrimônio cultural imaterial da Paraíba
Em junho de 2021, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou uma lei que tornou a obra de Antônio Barros e de Cecéu como patrimônio cultural imaterial do estado.
A Lei 11.900, de autoria da então deputada Estela Bezerra, foi sancionada pelo governador João Azevêdo no dia 24 de junho daquele ano, dia de São João.
A lei considera “Patrimônio Cultural” todos os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, em conformidade com o art. 216 da Constituição Federal.
Artistas e políticos lamentam morte de Antônio Barros
Nas redes sociais, diversos artistas lamentaram a morte do cantor e compositor paraibano. Sandro Becker, que gravou canções do paraibano, foi um deles. Em comentário no perfil de Antônio Barros e Cecéu no Instagram, Becker citou que “o meio artístico perdeu um dos maiores compositores do Brasil”. “E eu perdi, além do meu compositor, um amigo/irmão!”, disse, como observado pela reportagem.
Renata Arruda, artista paraibana, também lamentou o falecimento de Barros. “Descanse em paz com a certeza do dever mais que cumprido”, escreveu na mesma publicação.
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse que este domingo é um “dia triste para nossa cultura”. “Perdemos Antônio Barros, expoente da música nordestina e um dos maiores compositores. Ao lado de Cecéu, eternizou clássicos que marcaram gerações e exaltaram nossa cultura com orgulho e autenticidade”, expressou.
Em nota publicada nas redes sociais, João citou sucessos de Antônio Barros, como ‘Procurando Tu’ e ‘Forró do Xenhenhém’. “Seu legado permanecerá vivo na alma do forró e no coração do nordestino”, disse ao também expressar sentimentos à família, amigos e “todos que forma tocados” pela arte de Antônio Barros.
Já o presidente da Assembleia Legislativa (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), disse que recebeu “com profundo pesar a notícia do falecimento do cantor e compositor Antônio Barros, um ícone da música nordestina e orgulho da nossa cultura”. Galdino também expressou sentimento a familiares, amigos e fãs e disse que o legado de Antônio Barros “será eterno”.
Click PB
Na manhã desta terça-feira, 25, a prefeita de Guarabira, Léa Toscano, realizou uma visita às instalações do antigo prédio do Cartório Eleitoral, localizado na Rua Almeida Barreto, no centro da cidade, que será revitalizado para abrigar o novo Estúdio Municipal de Pilates. Atualmente, Guarabira já conta com um estúdio de Pilates em funcionamento no Complexo Municipal de Saúde. No entanto, a instalação de um novo estúdio visa aumentar a capacidade de atendimento, oferecendo ainda mais acesso a essa prática que traz importantes benefícios para a saúde física e mental.
Acompanhando a prefeita durante a visita, estiveram presentes o vice-prefeito, Raimundo Macedo, a secretária de Saúde, Daysi Campos, a secretária de Assistência Social, Verônica Macedo, a secretária de Infraestrutura, Suellen Madruga, e o secretário de Comunicação, Levi Ramos. Juntos, destacaram a relevância dessa iniciativa para a promoção da saúde e qualidade de vida dos guarabirenses.
A nova unidade será equipada para proporcionar um ambiente adequado e seguro para a prática do Pilates, que auxilia na melhoria da flexibilidade, postura e fortalecimento muscular. A previsão é que o novo estúdio seja inaugurado em breve, proporcionando à população um espaço público acessível e de qualidade para a realização da atividade.