A partir desta segunda-feira (20), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 938 novas vagas de emprego, em 12 municípios do estado. João Pessoa, concentra a maioria das vagas – 721 postos de trabalho, enquanto as demais são distribuídas nas cidades de Campina Grande, Sapé, Guarabira, Santa Rita, Cabedelo, Conde, São Bento, Mamanguape, Patos, Pombal e Cajazeiras.
O cargo de operador de telemarketing ativo e receptivo – com exigência no ensino médio completo – é o que oferta o maior número de vagas em João Pessoa, totalizando 500 postos de emprego. Outros cargos com oportunidades de emprego são: auxiliar de logística, vendedor porta a porta, servente de obras e pedreiro (10 vagas para cada cargo), servente de obras – ensino fundamental completo (7), vendedor pracista – médio completo, vendedor interno, pedreiro – fundamental completo, carpinteiro (5 vagas para cada), pedreiro de fachada, mecânico de automóvel – fundamental completo, frentista e garçom (3 vagas ofertadas para cada), e uma para técnico de edificações (médio completo) – vaga exclusiva para pessoa com deficiência, entre outras.
O segundo município com mais vagas é Santa Rita, com oferta de 80 oportunidades para as funções como operador de máquinas fixas, em geral – ensino fundamental completo (20), trabalhador rural e repositor de mercadorias (ensino médio completo) – 15 vagas para cada cargo, auxiliar de estoque, operador de caixa e embalador a mão (todos com ensino médio completo) – 10 vagas para cada função.
Em Campina Grande, serão disponibilizadas 42 vagas para diversas áreas como: lavador de veículos – fundamental completo (10), servente de obras – vaga exclusiva para pessoa com deficiência (5), balconista – ensino fundamental completo e auxiliar de faturamento (4 vagas cada função), vendedor de informações comerciais (3), supervisor de vendas no varejo – com ensino médio completo e vendedor interno (6 meses/ CTPS) – duas vagas para cada, entre outras oportunidades.
No Sine-PB de Patos, serão 41 vagas distribuídas em várias funções: vendedor de comércio varejista – com ensino médio completo, costureira de roupas e pedreiro (5 vagas para cada cargo), recepcionista atendente, representante técnico de vendas, ajudante de carga e descarga de mercadorias e gerente administrativo – todos com exigência do ensino médio completo (3 vagas cada cargo), gerente financeiro – ensino superior completo, motorista de caminhão, consultor de vendas e auxiliar financeiro – duas vagas cada cargo, entre outras oportunidades.
Em Sapé, o Sine-PB oferta 15 vagas para os cargos de atendente de lojas e atendente balconista – ensino médio completo (3 vagas para cada cargo), vendedor pracista e empacotador a mão – ensino fundamental completo (2 vagas cada função), pizzaiolo, cozinheiro de restaurante e mecânico de automóveis e caminhões – todos com ensino fundamental completo, consultor de vendas e gerente de vendas – ensino médio completo (1 vaga para cada). No posto de Guarabira, serão 10 vagas exclusivas para auxiliar de linha de produção – 6 meses/experiência.
No município de Cabedelo, serão disponibilizadas 10 vagas para ocupação das funções de analista fiscal (economista – ensino superior completo), auxiliar de faturamento, auxiliar de logística, auxiliar técnico de cont. de qualidade, conferente de carga e descarga, costureira em geral, gerente de loja e supermercado, encarregado de estoque, operador de empilhadeira e ajudante de carga e descarga de mercadorias – uma vaga para cada cargo.
No Conde, as duas vagas disponíveis são para as funções de serralheiro e soldador – com ensino médio completo – uma vaga para cada, enquanto em São Bento, serão ofertadas três vagas para psicólogo escolar – ensino superior completo, porteiro (fundamental completo) e empre. doméstico nos serviços gerais – fundamental completo (1 vaga para cada função). No município de Mamanguape, apenas uma vaga para frentista – ensino fundamental completo.
No posto do SinePB em Pombal, serão três vagas ofertadas para desenhista industrial gráfico, ajudante de motorista e operador de máquina de costura de acabamento (todos com ensino médio completo) – uma vaga para cada. E no município de Cajazeiras serão 10 vagas para o cargo de pedreiro – com 6 meses/CTPS.
O Sine-PB possui atualmente 15 postos em funcionamento e mais cinco unidades de extensão de atendimentos nas Casas da Cidadania em João Pessoa. Os demais estão distribuídos nos seguintes municípios: Campina Grande, Cajazeiras, Mamanguape, Monteiro, Pombal, Sapé, Bayeux, Conde, Guarabira, Itaporanga, São Bento, Santa Rita, Cabedelo e Patos.
O Sistema trabalha em parceria com diversas empresas realizando a intermediação da mão de obra ofertada por elas. Os serviços do Sine/PB para empresas instaladas ou que irão se instalar no estado podem ser solicitados pelo e-mail: estadual@hotmail.com.
As ações desenvolvidas pelo Sine-PB fazem parte da política pública de inclusão social do Governo do Estado, e somente em 2024, encaminhou para o mercado de trabalho 22.300 profissinais, no universo de 12.236 vagas ofertadas.
Confira as vagas
Telefones do Sine-PB para contato:
João Pessoa – 3218-6617 – 3218-6600
Bayeux – 98619-1918
Cabedelo – 3250-3270
Cajazeiras -3531-7003
Campina Grande – 3310-9412
Guarabira – 3271-3252
Itaporanga – 3451-2819
Mamanguape – 3292-1931
Monteiro – 99863-3217
Patos – 3421-1943
Santa Rita – 3229-3505
Sapé – 3283-6460
Pombal – 3431-3545
Conde – 3298-2025
São Bento – 3444-2712
A Polícia Militar confirmou a informação de um homicídio na noite de domingo (19), na zona rural de Cuité de Mamanguape, litoral norte paraibano. A vítima foi identificada como Luis do Nascimento Soares, 34 anos.
De acordo com as informações, o crime ocorreu entre os sítios de Inhauá e Lagoa do Félix. vítima residia na cidade vizinha de Capim. A Polícia Militar e Civil foram acionadas e estão no local do crime para apurar a motivação do assassinato.
Por Felipe França
Em ação integrada entre o Centro Integrado de Comando e Controle, o Centro Integrado de Operações, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar, um veículo com denúncia de furto foi abordado após ter seu deslocamento identificado.
Os ocupantes afirmaram que o carro havia sido emprestado. O proprietário, inicialmente, informou que o veículo teria sido pego sem sua autorização, posteriormente, confirmou que o veículo não havia sido roubado e sim emprestado.
As partes foram conduzidas à delegacia de Guarabira para esclarecimentos e o solicitante/proprietário do veículo foi apresentado à autoridade policial judiciária pela falsa comunicação de crime.
Um acidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (20), na rodovia que liga Guarabira a Pilõezinhos, agreste Paraibano.
De acordo com as informações, a vítima de 24 anos foi identificada como Felipe, estava em uma motocicleta e teria sido atingido por um veículo, com os ferimentos a vítima foi a óbito.
Felipe Silva
Uma tragédia foi registrada na tarde desta quinta-feira (16), na cidade de Pirpirituba, agreste Paraibano.
Um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica próximo ao posto de combustíveis na saída para Guarabira. As informações iniciais dão conta que a vítima identificada como Nego Nem da cidade de Lagoa de Dentro, estava numa boiadeira e teria subido nela para pegar um estepe, não vendo a fiação ele tocou e sofreu uma descarga.
Felipe Silva
Na manhã desta quinta-feira (16), a prefeita Léa Toscano se reuniu no auditório do IAPM de Guarabira com representantes do Ministério Público da Paraíba, Polícia Militar, Bombeiros Militar e comissão organizadora para discutir questões de segurança e logística para a Festa da Luz 2025, que ocorre de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.
A reunião contou com as presenças, além da prefeita Léa, da promotora Geovanna Rêgo (MPPB), da deputada estadual Camila Toscano, do major Jarbas (4ºBPM), do coronel Paiva Neto (4º comando regional BBM), do major Diego Martins (comandante do 3º BBM), de Matheus Sena (superintendente da SEMOB), da secretária de Infraestrutura de Guarabira, Suellen Madruga, do advogado José Gouvêa Neto, da procuradoria Jurídica, do chefe de Gabinete, Douglas Nóbrega e de Wandson Moura, que integra a comissão organizadora.
De acordo com a promotora Geovanna Rêgo, o encontro foi produtivo porque foi expedida recomendação aos órgãos envolvidos na realização da festa da padroeira da cidade, a fim de que adotem as medidas necessárias para garantir a segurança e tranquilidade do evento.
“O Ministério Público se fez presente nessa reunião na oportunidade em que foi expedida recomendação aos diversos órgão que estão envolvidos na organização da Festa da Luz, no intuito de trazer maior segurança e conforto à população que participará da festa. Todos serão acionados para que adotem medidas de acordo com suas atribuições. O que mais se deseja é uma festa tranquila para que as pessoas possam participar em paz”, destacou a promotora.
Na recomendação do PM, fica estabelecido que a festa começará às 18h e deverá ser encerrada às 3h da madrugada, com tolerância de até 30 minutos. A medida objetiva garantir melhor segurança na dispersão do público. Depois do horário de encerramento não será permitido funcionamento de barracas com venda de bebidas e som no interior do Parque.
Por solicitação do coronel Paiva Neto e do major Diego Martins, o posto de saúde montado no interior do Parque do Poeta será ampliado e relocado, visando melhorar os atendimentos e possível socorro de vítimas. Toda estrutura e projeto técnico de segurança, encaminhados pela Prefeitura serão certificados pelos Bombeiros, que atuará na fiscalização da parte elétrica, hidráulica, funcionamento das barracas e no socorro de possíveis vítimas, em conjunto com SAMU e Secretaria de Saúde.
O major Jarbas, adiantou que o planejamento de segurança está todo definido e que o comando geral da PM já está sendo acionado. Deverão estar sendo utilizados o emprego de efetivo adequado, câmeras com tecnologia de reconhecimento facial, drones, helicóptero e tropa especializada da cavalaria.
O superintendente da SEMOB, Matheus Sena, assegurou que o planejamento para permitir o fluxo de veículos e pedestres está em andamento e colocou o órgão à disposição das forças de segurança. Para tanto, quase 30 agentes estarão trabalhando no decorrer do evento e pelo 100 placas de sinalização serão implantadas objetivando a orientação de quem for participar do evento.
A deputada Camila Toscano, que está na equipe organizadora, disse que tudo está sendo feito pensando na melhor experiência do público e para que haja imprevistos serão tomadas as medidas que se adequem às questões de segurança e comodidade do público. Camila destacou a mudança e acesso ao front stage, abertura de novos acessos, eliminação de bateria de camarotes e melhor distribuição de bateria de banheiros, pensando em evitar deslocamentos maiores no interior do Parque.
A prefeita Léa Toscano agradeceu a todos que estão envolvidos para fazer a melhor Festa da Luz de todos os tempos e garantiu que a gestão está empenhada em oferecer o que estiver a seu alcance para proporcionar segurança e comodidade aos turistas, ao público presente. Léa falou ainda que, a pesar do pouco tempo, o planejamento está bem adiantado porque a sua equipe trabalha diuturnamente para que tudo esteja impecável, mas que como todos são humanos, se houver algum equívoco estará `a disposição para fazer as devidas correções.
Atrações confirmadas
No primeiro dia da festa, na quarta-feira (29), se apresentarão Sorriso Maroto, Henry Freitas e Yasmin Santos. Na quinta-feira (30), a programação contará com Nattan, Léo Foguete e Michelle Andrade. Na sexta-feira (31), quem sobe ao palco é Xand Avião, Manin Vaqueiro e Aduílio Mendes. Já no sábado (1º), a festa será comandada por Joelma, Seu Desejo e Zé Vaqueiro. Durante os intervalos dos shows, os espaços serão preenchidos por artistas locais. Estarão no palco giratório as bandas Kipagode, PracaTchan, Renato Garotão e Bem Mais.
Nos shows religiosos, que acontecerão no domingo (2), no átrio da Catedral da Luz, se apresentarão a artista guarabirense Celione David e o cantor Willian Sanfoneiro.
Palco Brega – O espaço contará com shows de Adilson Ramos, Carlos Alexandre Júnior, Chicão dos Teclados, Marquinhos Moura, além de mais de 30 artistas locais que se apresentarão durante as quatro noites da festa profana. Mais de 40 artistas locais estarão se apresentando no palco brega durante as noites de festa.
Na tarde desta quarta-feira, 15, a Secretaria de Educação, através do secretário Tiago Justino, promoveu uma reunião com os coordenadores da rede municipal de ensino para planejar as estratégias pedagógicas de 2025. O encontro teve como foco o alinhamento das ações que nortearão o ano letivo, abrangendo aspectos como a Proposta Curricular, a escolha de materiais didáticos, a formação docente e a preparação para o SAEB.
Durante a reunião, o professor Genes apresentou uma análise detalhada dos índices e dados do ano anterior como ponto de partida para a elaboração do Plano de Ação 2025. Esse planejamento estratégico será, posteriormente, apresentado a equipes pedagógicas, destacando as metas e prioridades a serem alcançadas ao longo do ano.
Essas medidas serão fundamentais para garantir um ano letivo organizado e alinhado com os objetivos educacionais do município. Com planejamento sólido e a colaboração de todas as partes, 2025 promete ser um ano de avanços na educação.
O Governo Federal vai revogar o ato do órgão que ampliou as normas de fiscalização sobre operações financeiras. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida tem como objetivo combater “as informações falsas “que divulgadas nas redes sociais sobre o tema.
“É para evitar judicialização e mentiras que a Receita Federal está tomando a atitude de revogar [a norma]. O Advogado-geral da União, Jorge Messias, vai falar como vamos chegar nos autores das Fake News. Tudo isso para resguardar as pessoas”, afirmou à imprensa, após reunião no Palácio do Planalto.
A regra anunciada tornava obrigatório o envio de dados à Receita por parte de operadoras de cartões de crédito, instituições de pagamento, incluindo plataformas e aplicativos, bancos virtuais e varejistas de grande porte que tenham programas de pagamento.
As informações referentes a transações de R$ 5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas e transações de R$ 15 mil ou mais feitas por pessoas jurídicas, as empresas passariam a ser notificadas ao Fisco.
As declarações foram feitas após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira.