A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a operação KÉFALE contra uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios, na Paraíba e em diversos estados. Ao todo, estão sendo cumpridos 60 mandados de prisão preventiva e 49 mandados de busca e apreensão. A Operação é conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE).
Conforme apurou o ClickPB, o grupo investigado possui ramificações em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
As investigações identificaram um esquema estruturado de fornecimento de entorpecentes a partir de rotas internacionais, com distribuição concentrada na região de Porto de Galinhas, no litoral sul de Pernambuco, e ramificações na capital e na Região Metropolitana do Recife. As ordens criminosas partiam de lideranças articuladas em diversos Estados do país, com cadeia de comando definida e atuação violenta nas áreas sob domínio do grupo.
Ao todo, estão sendo cumpridos 60 (sessenta) mandados de prisão preventiva e 49 (quarenta e nove) mandados de busca e apreensão, além de medidas assecuratórias em desfavor do grupo investigado, nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Piauí, São Paulo, Mato grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Tocantins e Rondônia.
Mais de 400 policiais de todas as forças de segurança que integram a FICCO/PE, responsável pela investigação, participam da deflagração da Operação Kéfale.
As medidas judiciais foram expedidas pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de Ipojuca/PE, e tem como principal objetivo desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais e responsabilizando seus membros pelos crimes praticados, além de robustecer os elementos de prova que já constam dos autos da investigação.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu na noite do domingo (13) um grave acidente de trânsito registrado no Km 264 da BR-230, nas proximidades da entrada para Equador-RN, no município de Junco do Seridó, Sertão da Paraíba.
O sinistro envolveu duas motocicletas que trafegavam na mesma faixa de rolamento: uma Honda/CG 160, de cor vermelha, e uma Honda/CG 150, de cor laranja. Com o impacto da colisão, os dois ocupantes da moto vermelha — Damião Gabriel dos Santos Souza e Cosme Gabriel, irmãos gêmeos, ambos com 27 anos — morreram devido à gravidade dos ferimentos.
Um deles, Damião Gabriel, faleceu ainda no local, e Cosme Gabriel chegou a ser socorrido Pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital Municipal Marina Bezerra, em Equador-RN, mas não resistiu e foi a óbito pouco tempo depois. Segundo a PRF, o condutor da motocicleta laranja evadiu-se do local e, até o momento, não foi localizado pelas autoridades.
Um vídeo obtido pelo ClickPB nesta segunda-feira (14), mostra que carros invadiram a ciclovia da Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, criando uma espécie de “atalho”.
Conforme visto pelo Site, no vídeo, cerca de cinco veículos utilizaram o acesso indevido, destinado exclusivamente para o trânsito de bicicletas.
Na gravação é possível visualizar que um ônibus e dois carros estavam parados na Avenida Cabo Branco, bloqueando por completo a via, por motivos desconhecidos.
Um popular também estava sinalizando para que os motoristas acessassem a via proibida para os carros, como forma de escapar do bloqueio.
O ClickPB entrou em contato com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP). De acordo com a Superintendência, um caminhão caçamba tentava entrar em uma obra localizada às margens da Avenida, quando atolou.

Multas
Segundo a Semob-JP, os carros que realizaram o acesso indevido antes da chegada dos agentes de trânsito ao local não serão multados, já que na região não possui câmeras de monitoramento.
A Superintendência explicou também que multas podem ser aplicadas somente após comprovação por meio de imagens capturadas por câmeras de monitoramento ou constatação pessoal do agente de trânsito.
De acordo com o Código de Transito Brasileiro (CTB), transitar em ciclovias ou ciclofaixas é considerado uma infração gravíssima, com aplicação de multa no valor de R$ 880,41 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em uma iniciativa voltada à valorização e ao bem-estar da advocacia do brejo paraibano, a OAB Subseção Guarabira protocolou, por meio do sistema 1Doc, no dia 04 de abril de 2025, dois ofícios institucionais solicitando apoio financeiro para a construção de uma área de lazer destinada aos advogados e advogadas da região.
Os documentos foram direcionados ao presidente da OAB – Seccional Paraíba, Dr. Harrison Targino, e ao presidente da Caixa de Assistência dos Advogados da Paraíba (CAAPB), Dr. Rodrigo Farias. Em ambos, o presidente da OAB Guarabira, Leomar Costa, solicita a quantia de R$ 100 mil para viabilizar o projeto, que contempla a construção de um mini campo de futebol, uma quadra de beach tennis e vestiários masculino e feminino.
A proposta tem como objetivo oferecer um espaço apropriado para atividades recreativas, promover a convivência social e fortalecer os laços entre os membros da advocacia local. “Acreditamos que essa estrutura contribuirá significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos advogados e advogadas que atuam na região, além de fomentar o sentimento de pertencimento à nossa instituição”, destacou Leomar no ofício.
A planta baixa da futura área de lazer foi anexada aos documentos como forma de apresentar visualmente a proposta. A Subseção também se colocou à disposição para fornecer o projeto executivo detalhado e quaisquer outras informações complementares que se façam necessárias para a análise técnica dos pedidos.
Com essa solicitação, a OAB Guarabira reafirma seu compromisso com a valorização da advocacia do interior e com a construção de espaços que promovam integração, saúde e qualidade de vida para seus membros.
Portal25hora
A Antologia de Contos Nordestinos Muito Além da Ficção é justamente uma obra organizada por Lucas Medeiros e Kely Menezes, na qual eles selecionaram onze autores e um prefaciador, totalizando 14 escritores já com a organização. Em 2024, a obra Muito Além do Terror era lançada em Guarabira, a homenagem ao gênero de gerar medo e calafrios surtiu efeitos, sendo um deles a necessidade de se desenvolver um coletânea, ou melhor, uma sequência.
Quando questionamos Lucas sobre como está sendo organizar essa nova obra, ele nos respondeu:
“Só está sendo possível graças ao empenho da Kely, inclusive, tudo começou com ela. Kely deu a ideia de criar um projeto do tipo Antologia. Na época, ela já tinha vontade de escrever e assim se lançou. Ela achou cedo se lançar como organizadora, mas após sentir e ver como tudo funciona, ganhou asas na escrita e assim, já teve outra publicação por meio da obra Erudição da 8ͣ Antologia Poética AIL/2025. Eu senti que já era o momento dela segurar o volante comigo e assim, graças a ela, está sendo possível realizar essa nova obra”.
Já para a nova organizadora, perguntamos o que ela acha dos textos apresentados pelos autores, e assim ela nos respondeu:
“Textos únicos e cheios de identidade pessoal, é isso o que eu acho. Cada autor expôs de maneira brilhante a sua visão de um futuro imprevisível, abordando temas extremamente necessários e pertinentes à nossa sociedade como um todo. É maravilhoso pensar que a nossa iniciativa de desafiá-los a escrever sobre isso possibilitou que conhecêssemos essa criatividade genuína de cada um dos autores selecionados”.
Lucas, quais resultados você espera alcançar com essa obra?
“Eu espero que este livro cause curiosidade e desperte o desejo das pessoas na literatura nordestina. Além disso, espero também que possamos alcançar novos escritores e artistas que desejem publicar suas obras e assim fomentar a arte em Guarabira e região. O meu desejo e o de Kely é sempre permitir que hajam publicações anualmente, pois temos muitas ideias que iremos anunciar em breve’’.
Agora, para finalizar a entrevista, Kely, nos conte qual a importância das mulheres neste livro?
“Essa é uma pauta que eu já venho defendendo há bastante tempo. Há uma carência considerável de mulheres na literatura guarabirense e é extremamente gratificante ser a ponte que possibilita a publicação de escritoras tão talentosas. Meu maior desejo é que essa obra alcance mais mulheres para somar conosco, não podemos nos esconder. Precisamos ocupar o espaço que nos é devido. Nossas palavras fazem toda a diferença na construção de uma sociedade melhor”.
Os organizadores destacam a felicidade por cada autor selecionado para fazer parte do livro, sendo eles: Alex Douglas; Ana Martha Barrense; Doutora Anilda Alves; Antônio da Costa; Daniel Gomes; Elciane de Lima Paulino; Mário Vinícius; Mateus Targino; Paulo Atanásio e Sebastião Formiga.
A data de lançamento vai ser anunciada em breve no instagram: (@muitoalemdaescritagba).
Faleceu neste domingo (13), o ex-vereador guarabirense Marcos de Enoque, figura conhecida e respeitada no cenário político de Guarabira, no Brejo paraibano. Marcos estava internado em estado grave na UTI do Hospital Metropolitano, em João Pessoa, desde a última sexta-feira (11/04), após sofrer um infarto.
De acordo com informações , o ex-parlamentar foi submetido a um cateterismo e a um procedimento de angioplastia. Apesar dos esforços médicos, seu quadro se agravou com um derrame pleural, o que acabou levando ao óbito.
Morador do bairro do Cordeiro, Marcos de Enoque marcou sua trajetória com forte atuação política e presença ativa na vida pública guarabirense. Além de sua relevância como líder político, era também estimado no convívio pessoal por amigos e familiares.
A notícia de sua morte causa grande comoção entre correligionários, amigos e a população local. Diversas manifestações de pesar têm sido publicadas nas redes sociais em homenagem à sua memória.
Neste momento de dor, desejamos força e conforto aos familiares e amigos. Que Deus possa acolher Marcos de Enoque e trazer paz aos corações enlutados.
@gbanoticias_
ENGENHO MORGADO?!//A confusa história de Guarabira (96km de João Pessoa) traz algumas questões no mínimo curiosas.
A primeira diz respeito à informação de que Costa Beiriz teria fugido de um terremoto em Póvoa de Varzim (Portugal). Acontece que não existe nenhum registro de que o desastre de 1755 tenha chegado àquela cidade. O cataclismo teria atingido apenas Lisboa. A informação de que o terremoto atingiu Póvoa de Varzim está no livro “Guarabira através dos tempos”, de Cleodon Coelho. Essa mesma informação seria replicada por publicações posteriores.
Outra informação que chama atenção é a de que Guarabira teria nascido no entorno de um “engenho Morgado”, o qual, supostamente, teria pertencido a Duarte Gomes da Silveira, lá pelo ano de 1694. A origem dessa informação permanece desconhecida, mas é tida como válida na cidade. O que existiu, e isso tem comprovação, foi um curral (fazenda) de Duarte Gomes. E o termo “morgado” dizia respeito ao direito de herança do filho mais velho, o primogênito.
O polêmico texto acima acerca da história de Guarabira é parte da coleção Folhetim: “1860, A Província – a primeira viagem oficial de um governante pelo território paraibano”, do jornalista e historiador, Nonato Nunes. (Contato do autor: Fone/WhatsApp: 83 99160-7388)