Donald Trump fez sua última aparição em Washington DC como presidente nesta quarta-feira (20), horas antes de Joe Biden prestar juramento como o novo líder dos Estados Unidos.Ele não quis participar da posse, como é tradicional na transição de poder.
Trump deixou a Casa Branca e falou rapidamente com alguns repórteres que o aguardavam do lado de fora do edifício. Ele agradeceu, disse que foi uma honra ter sido presidente e se despediu, de acordo com jornalistas que estavam lá.
Em seguida, Trump entrou em um helicóptero que o levou para a Base Andrews, uma pista aérea da força militar no estado de Maryland, vizinho a Washington. De lá, pegou o Air Force One, o avião presidencial, para a Flórida.
Donald Trump sai da presidência depois de sofrer dois impeachments. O julgamento do segundo caso ainda está pendente no Senado.
Os convidados do evento de despedida foram obrigados a chegar às 7h15 (horário local de Washington). Familiares de Donald Trump, como Ivanka Trump e Donald Trump Jr., aguardavam na pista. Havia uma ordem que proibia a presença de armas, munição, armas de brinquedo ou canetas de laser.
No discurso, ele citou algumas das medidas que ele aprovou durante a sua gestão, como a nomeação de mais de 300 juízes e três ministros da Suprema Corte, o corte de impostos, a eliminação de regulamentações e índices de desemprego.
Ele afirmou que conseguiu bons números duas vezes, antes e depois da pandemia.
Trump fez menções à próxima gestão: ao fazer elogios à própria administração, afirmou que o próximo governo terá uma base sólida.