Dois peixes-bois marinhos serão transferidos de oceanários localizados na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, para estuário no litoral norte da Paraíba, nesta terça-feira (16), às 22h, onde serão preparados para a reintrodução na natureza.
Esses peixes-bois serão os primeiros a inaugurar o estuário, que foi construído pelas equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho (PVPBM), Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (CEPENE) e voluntários da comunidade local.
‘Vitória’ e ‘Parajuru’ , como são chamados os peixes-bois, ficarão no espaço de readaptação de peixe-boi marinho ao ambiente natural, localizado na APA da Barra do Rio Mamanguape, e, assim que aptos, eles serão reintroduzidos do estuário da Barra do Rio Mamanguape.
De acordo com o médico veterinário João Carlos Borges, coordenador do projeto, o processo de readaptação dos animais ao ambiente natural é de extrema importância para a conservação da espécie, que atualmente se encontra em perigo de extinção no Brasil.
“Este espaço de readaptação da Barra do Rio Mamanguape vai agregar e otimizar os esforços em prol da soltura dos animais no nordeste brasileiro. Com este cativeiro, daremos maior celeridade a este processo de reintegração de peixes-bois aos ambientes naturais” falou o coordenador.
Ele ainda falou que a APA da Barra do Rio Mamanguape é uma região propícia para essa reintegração da espécie por ter os principais atributos ecológicos que propiciam à existência da espécie, contando com ambiente marinho, fontes de alimentação, qualidade hídrica, águas calmas e protegidas, e, além disso, trata-se de uma área de proteção ambiental.
Inauguração
A inauguração do estuário será com a chegada dos peixes-bois marinhos na madrugada da quarta-feira (17), por volta das 5h30 da manhã.
O estuário receberá o nome de Jocélio de Brito (em memória), que foi funcionário do projeto e, que, junto com a sua família, foi um defensor da conservação do peixe-boi marinho no Nordeste do Brasil.
As equipes prestarão uma homenagem à família Brito e à comunidade da Barra de Mamanguape. Nas margens do estuário, haverá também um café da manhã comunitário.
Portal Correio