Os sintomas de hepatite podem incluir enjoo, perda de apetite, cansaço, dor de cabeça e pele e olhos amarelados e os sintomas surgem geralmente após 15 a 45 dias depois de situações de risco como contato íntimo desprotegido, uso de banheiros públicos muito sujos ou compartilhamento de agulhas ou materiais para piercings.
Existem diferentes tipos de hepatite como Hepatite A, B, C, D, E, F, G, hepatite autoimune, hepatite medicamentosa e crônica, dessa forma os sintomas, a forma de contágio e o tratamento podem ser diferentes de um caso para o outro. Saiba mais sobre os diferentes tipos de hepatite que existem.
Principais Sintomas de Hepatite
Na maior parte dos casos, a hepatite não provoca sintomas fáceis de se identificar.
1. Dor na região superior direita da barriga
2. Cor amarelada nos olhos ou na pele
3. Fezes amareladas, cinzentas ou esbranquiçadas
4. Urina escura
5. Febre baixa constante
6. Dor nas articulações
7. Perda de apetite
8. Enjoos ou tonturas frequentes
9. Cansaço fácil e sem razão aparente
10. Barriga inchada
Quando devo ir ao Médico
É importante consultar um médico quando surgem mais do que um destes sintomas, especialmente se tiver pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, inchaço na barriga e dor abdominal superior direita.
Nestes casos o médico pede exames de sangue, ultrassonografia ou tomografia computadorizada para confirmar o diagnóstico e orientar corretamente o tratamento. Saiba quais são os exames que avaliam o fígado.
Como se pega Hepatite
A hepatite pode ser transmitida de diversas formas e as principais formas de contágio incluem:
Contato com sangue contaminado;
Contato com fezes com o vírus;
Contato íntimo desprotegido;
Uso de vasos sanitários públicos;
Ingestão de comida contaminada;
Falta de higiene;
Contato com maçanetas, descargas e torneiras de locais públicos;
Uso de materiais não esterilizados para fazer tatuagens, piercings ou para fazer a unha por exemplo;
Alimentos crus ou carne mal passada.
Estas são as formas de contágio mais comuns das hepatites A, B, C, D, E, F, G, crônica e de contágio, pois são contagiosas e podem ser transmitidas facilmente. Por outro lado, a hepatite medicamentosa e a hepatite autoimune são tipos de hepatite que não são contagiosos, podendo surgir por causas como abuso de álcool ou drogas, doenças autoimunes ou devido a uma predisposição genética para ter a doença. Saiba como prevenir a hepatite.
O tratamento varia de acordo com o tipo de hepatite, da gravidade das lesões e da forma de contágio. Porém, na maioria dos casos o tratamento é iniciado com repouso, hidratação e alimentação equilibrada e com poucas gorduras. Conheça o tratamento para cada tipo de hepatite.
Fonte: Tua Saúde