Não faltam manuais de como fazer a dieta do suco verde para emagrecer. Tem gente que a troca por uma refeição, outros a substituem por várias. Tecnicamente não existe uma ‘dieta do suco verde’, apenas a adoção dessa bebida para a alimentação.
A promessa de emagrecimento é de até 5 kgs por mês, caso o suco sacrifique uma das grandes refeições do dia (café da manhã, almoço ou jantar). Mas sair por aí trocando o almoço ou jantar pelo suco e mexer como bem quiser no próprio cardápio pode trazer prejuízo à saúde.
“Em longo prazo, ao fazer a dieta sem acompanhamento, a tendência é caminhar para uma perda balanço nutricional”, pondera Roberto Navarro, nutrólogo e membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Ingredientes do suco verde
O suco tem entre seus ingredientes básicos:
- Couve
- Aipo
- Pepino
- Espinafre
Além disso, é sempre adicionado uma fruta no suco. Ele pode levar também algum grão funcional e o líquido usado para sua diluição também é variado, como chás, sucos, água ou água de coco.
Suco verde para emagrecer
Os maiores trunfos da bebida para ajudar no emagrecimento são o seu efeito desintoxicante, a união entre consumo de fibras e hidratação e o coquetel de nutrientes proporcionado pelo mix de frutas e vegetais das receitas. A fórmula depende muito da intenção e das necessidades de cada um.
É possível perder peso de forma gradual e segura com o suco verde, aliando a bebida à uma dieta equilibrada. Conversamos com os especialistas para entender melhor de que forma adicionar essa o suco verde ao dia a dia pode ser saudável, e aprendemos que quando feita da forma certa, essa dieta pode trazer vários benefícios.
Benefícios da dieta do suco verde
- A presença das substâncias contidas no suco verde colabora para o trânsito intestinal
- Ajuda a tornar mais lenta a digestão do colesterol e da glicose, evitando seus picos no sangue
- Inclui vegetais na dieta, o que acaba sendo mais bem aceito do que as saladas, justamente por camuflar o sabor de itens como a couve
- Desintoxica o organismo: outra característica que todos os ingredientes desse suco têm em comum
- Alia fibras e líquidos
Dicas para inserir o suco verde na alimentação
- Levar uma alimentação mais regrada: Agora, um ponto mais do que fundamental se a ideia é perder peso. Sozinho, o suco não faz milagres. Levar uma alimentação desregrada, como o consumo de gordura saturada e açúcar em excesso, aliada ao suco não trará os resultados esperados, principalmente se o objetivo principal for emagrecer
- Ter acompanhamento especializado: é preciso e é importante ter um acompanhamento de um nutricionista, que poderá montar um cardápio completo e equilibrado para as necessidades de cada paciente
- Tomar cuidado com os excessos: a dieta deve ser parada imediatamente quando o paciente sentir sintomas como fermentação, náuseas e estufamento, normalmente causados pelo excesso de fibras.