O deputado estadual Raniery Paulino se posicionou contra a dissolução da Empresa de Pesquisa Agropecuária da Paraíba – EMEPA-PB, através de Medida Provisória, pelo Governo do Estado da Paraíba. O parlamentar se manifestou através de uma nota, sua indignação pela MP editada pelo novo governador João Azevedo, que extingue a EMEPA , empresa essa que é um patrimônio científico de imensa importância para o setor, no Estado e em todo Nordeste.
A EMEPA-PB passou a integrar a Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária, como fusão da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emater) com o Instituto de Terras e Planejamento Agrícola do Estado da Paraíba (Interpa) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emepa).
NOTA:
“Lamentável, após 40 anos de pesquisas agropecuárias direcionadas a convivência harmônica de plantas e animais ao meio ambiente do semiárido nordestino, como representante do povo paraibano tenho conhecimento que EMEPA-PB é um patrimônio científico de referência nacional e internacional e representa uma enorme importância para o setor, no estado e em todo nordeste. Preocupado com a extinção desse patrimônio científico de tamanha importância, esperamos que todas as ações que estão sendo realizadas consigam sensibilizar o poder público e mobilizar a sociedade nordestina, para que esse ato impensado seja revisto e que a empresa seja reinserida no seu papel de extrema importância para as pesquisas no setor agropecuário do Brasil.”
Raniery Paulino
Deputado Estadual da Paraíba