O guarabirense João Paulo, de 30 anos, é o camisa 10 do time paulista Ponte Preta e foi eleito recentemente o melhor meia pelo Campeonato Paulista. João Paulo era morador do bairro do Nordeste, da comunidade Buraco do Afonso, periferia de Guarabira. Trabalhava pesado para conseguir o sustento de sua família e entre as atividades, foi feirante.
João Paulo é o principal destaque individual do time em 2020 até o momento. É líder em número de jogos (20), minutos em campo (1.754), assistência (quatro) e vice-artilheiro, com cinco gols, ao lado de Bruno Rodrigues, um atrás de Roger. Neste início da Série B, já marcou duas vezes, uma delas um golaço contra o Vitória
O paraibano se profissionalizou em 2011, a carreira dele tem nove anos de duração até agora. Depois da Desportivo Guarabira, passou por Globo-RN, Coruripe-AL, Estanciano-SE, Sergipe, ASA, Tombense, Paraná e Santa Cruz, entre outros, mas passou a ganhar destaque a partir de 2018, quando defendeu o Atlético-GO.
A última temporada pelo Avaí foi a mais positiva até o momento, ele foi campeão catarinense, prêmio de craque do estadual e dez gols e cinco assistências em 49 jogos durante o ano.
“Quando eu me profissionalizei, tinha a esperança de conseguir coisas maiores e melhores, mas eu não imaginava que seria tão rápido, até porque eu não fiz categoria de base. Estou muito feliz com tudo o que vem acontecendo ao longo desses anos”, disse o paraibano.
Com João Paulo em alta, a Ponte Preta volta a campo nesta sexta-feira (21), às 21h30, contra o CSA-AL, no Majestoso, em busca da segunda vitória consecutiva para embalar na Série B.