Um painel de especialistas dos Estados Unidos se reunirá nesta quarta-feira (15) para avaliar a recomendação de vacinas contra a Covid-19 para bebês e crianças com menos de 5 anos.
Após concluir os ensaios clínicos, os laboratórios Pfizer e Moderna entregaram os resultados dos testes das vacinas. A Pfizer testou o imunizante em bebês de 6 meses a crianças de 4 anos e a Moderna, em bebês dos 6 meses a crianças de 5 anos.
O processo de autorização das vacinas acontecerá em várias etapas: primeiro, especialistas independentes são encarregados de revisar todos os dados disponíveis durante debates transmitidos ao vivo pela internet. No final do dia, votarão se recomendam ou não a autorização dessas vacinas para essas faixa etárias.
Em caso de parecer favorável, a agência americana de medicamentos (FDA, na sigla em inglês) pode conceder sua autorização. Em uma análise de ensaios clínicos publicada na semana passada – para fornecer uma base para as discussões dos especialistas – a própria FDA avaliou que as vacinas são seguras e eficazes.
Se houver o aval da FDA, será a vez da aprovação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC); os especialistas do painel se reunirão nesta sexta-feira (17) e no sábado (18). Se autorizada, a vacinação pode começar já na semana que vem, segundo a AFP.
Cerca de 10 milhões de doses seriam enviadas imediatamente para as diferentes regiões do país, que seriam seguidas por mais milhões nas próximas semanas, informou o governo dos EUA.