Professores da Rede Pública de Ensino participaram, nesta terça-feira (17) à tarde, da qualificação “Conhecendo o Tabagismo”, promovida pelo Comitê de Tabagismo da Associação Médica da Paraíba (AMPB), no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM). O objetivo é sensibilizar os professores para a prevenção e controle do tabagismo. A formação será realizada em três etapas, sendo a segunda e a terceira nos próximos dias 24 e 31, respectivamente. No total, serão qualificados 155 profissionais.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) é integrante do Comitê, por meio do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (NDANT), cuja chefe Gerlane Carvalho, falou sobre o programa Saber Saúde, do Instituto Nacional do Câncer (Inca). “Este programa é para ser usado nas escolas onde tem o Saúde na Escola. Tem o objetivo de trabalhar com a prevenção do tabagismo e outros fatores de risco, a exemplo da obesidade, alcoolismo, alimentação inadequada, inatividade física, exposição aos raios escolares, prática de sexo sem prevenção, entre outros”, explicou.
O presidente do Comitê, o pneumologista Sebastião Costa, informou que no Brasil houve redução de fumantes com idade acima de 18 anos. Segundo ele, nos últimos 24 anos, havia 34% da população, nesta faixa etária, que fumava. Hoje são 10,2% de fumantes na mesma idade. Em compensação, atualmente, de cada 10 novos fumantes, nove estão na faixa etária entre 12 e 19 anos. “A nossa intenção é levar informações básicas para sensibilizar e conscientizar os professores que repassarão para os alunos que, consequentemente, transmitirão para os pais”, informou.
Para a pneumologista Alenita Oliveira, integrante do Comitê, a proposta é levar o tema para a escola de forma lúdica. “Este é o foco principal. Repassar as informações na linguagem dos jovens”, observou.
Durante o primeiro dia da qualificação, houve a apresentação de alunos das escolas públicas estaduais Argentina Pereira Gomes e Duque de Caxias, em João Pessoa. Eles revelaram que conhecem muitos jovens que fumam e consideram muito importante conscientizar sobre os perigos do cigarro que têm mais de quatro mil substâncias tóxicas, que provocam doenças cardíacas, do pulmão, nos ossos, na pele, entre outras.
Em 26 de maio de 2017, foi aprovada a Lei 10.882/2017, que institui a realização de atividades educativas e culturais contra o tabagismo na Rede Estadual de Ensino.
Fonte: Secom-PB