Em sessão realizada nesta terça-feira (14), a partir de propositura do vereador Raimundo Macedo (PSDB), foi entregue o título de cidadania guarabirense ao pequeno comerciante Antônio Martins da Silva, que popularmente é conhecido por ‘Bicheiro’, proprietário do ‘Espacinho Bar’, localizado centro comercial de Guarabira.
O estabelecimento é o primeiro a abrir suas portas na cidade, antes das 3h da manhã e reúne frequentadores das diversas classes sociais para degustar um café quente ou outra bebida do gosto de cada um. No local se discute o cotidiano da cidade, se socializa os últimos acontecimentos, se atualiza os assuntos do momento, um ambiente de sociabilidade.
Em pronunciamento, o vereador Raimundo Macedo destacou a simplicidade do homenageado, oriundo de Campina Grande, que há décadas reside em Guarabira e escolher a cidade para morar, sendo um profundo observador da cena cotidiana.
“Hoje esta Casa concede o título de cidadão guarabirense a esse homem simples, que a pesar de ser de Campina Grande, não aceita ser chamado de campinense porque é paraibano de Campina Grande porque é trezeano.
Antônio Martins há mais de 20 anos presta serviço à nossa cidade e a partir das 2h30min da manhã já pode contar tudo que acontece na cidade. Por seu estabelecimento passam pessoas das mais simples até o maior empresário da cidade, um dos maiores da Paraíba, que é Ivanildo Coutinho”, destacou.
Raimundo ainda lembrou que o apelido dado ao comerciante é originário de sua atividade como intermediador da sorte ao passar o jogo do bicho em se ‘Espacinho’ e voltou a colocar a humildade em destaque na sabedoria humana.
“Eu tenho a honra de entregar o título de cidadão guarabirense a Antônio Martins, mais conhecido como Bicheiro, e em nome de todos que ali participam, da Bicholândia como é conhecido, porque ele passava bicho e ficou assim conhecido. Encerro com um pensamento judaico: o topo da inteligência é alcançar a humildade”, concluiu o vereador.
Bicheiro fez uso da tribuna e foi lacônico em seu agradecimento pela honraria recebida.
“Agradeço ao vereador Raimundo Macedo por essa honraria e aos demais pares que fizeram com que eu seja mais cidadão guarabirense a partir de hoje. Muito obrigado”, finalizou.