Com um total de 225 pessoas atendidas, 67 audiências virtuais realizadas, chegando a um montante de acordos de R$ 9.639,62 obtidos, estes foram os resultados alcançados pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc) da Comarca de Guarabira, durante a realização da 15ª edição da Semana Nacional da Conciliação (SNC), que aconteceu no período de 30/11 a 04/12/2020.
O esforço concentrado, todo realizado por meio virtual, teve a participação das juízas Hígia Antônia Porto Barreto (3ª Vara Mista), atuando nas ações de Família, e Andressa Torquato Silva (2ª Vara Mista), da promotora de Justiça, Edivane Saraiva de Souza, dos defensores públicos Hermes Augusto de Castro e João Batista de Souza, do mediador judicial e supervisor do Cejusc, Jesiel Rodrigues da Rocha, e das conciliadoras voluntárias, Caroline Carvalho de Azevedo, Rafaela do Nascimento Feliciano, Aleyda Maria Carvalho Guimarães e Luana Catarina Aires Melo.
Segundo Jesiel, algumas das voluntárias estavam em Campina Grande e outra no Sertão, e realizaram as conciliações virtuais com eficiência, dedicação e atenção para com todos os envolvidos nas audiências. Ele salientou que a XV Semana Nacional de Conciliação foi bastante proveitosa. “Neste período, o Cejusc se empenha em efetivar uma maior quantidade de conciliações, em busca de fomentar a autocomposição e as estatísticas”, revelou.
Ele disse que, mais uma vez, o Cejusc de Guarabira, mesmo com suas limitações, não abre mão de deixar registrado a sua participação neste evento Nacional. “Queremos agradecer, também, o apoio recebido do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do TJPB, por meio do diretor-geral, desembargador Leandro dos Santos, e dos diretores adjuntos, juízes Antônio Carneiro, Bruno Azevedo e Fábio Leandro”, ressaltou, registrando a colaboração de Tony Fábio, servidor do Núcleo.
A coordenadora do Cejusc de Guarabira, juíza Kátia Daniela de Araújo, destacou a dedicação e o empenho de todos para o êxito de mais uma participação na Semana Nacional da Conciliação. A magistrada enfatizou que o Centro de Conciliação de Guarabira tem atuado promovendo o acordo entre as partes. “O Cejusc tem garantido o bom trabalho e eficiência, na medida em que fomenta o consenso ao invés do litígio. O principal objetivo é, precipuamente, promover a paz entre as partes, logrando o acordo, de maneira que todos saiam satisfeitos com os resultados”, pontuou.
Na opinião da juíza Hígia Antônia, o desempenho da Comarca, por meio do Cejusc, na XV Semana Nacional da Conciliação, foi exitoso. Ela pontuou que a produtividade foi muito boa, bem como o índice de satisfação das partes. “Nós observamos o contentamento das pessoas. A realização desse esforço concentrado desafogou a Vara de Família, porque realizamos muitas audiências, não deixando nada a desejar em termos de êxito nas conciliações”, salientou.