Em grande final na Ilha do Retiro, com mais de 26 mil torcedores, o Ceará venceu o Sport na decisão dos pênaltis e conquistou a Copa do Nordeste de 2023. A partida no tempo regulamentar acabou com a vitória dos pernambucanos por 1 a 0, mas nos pênaltis o Vozão contou com a estrela do goleiro Richard para voltar a levantar a cobiçada taça nesta quarta-feira, no Recife (PE).
Foi o terceiro título do Ceará na Copa do Nordeste. A primeira conquista foi em 2015, com o feito sendo repetido cinco anos depois, em 2020.
No título desta edição, o alvinegro venceu o primeiro jogo por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), há duas semanas. No confronto da volta, nesta quarta-feira, superou a bonita festa da torcida do Sport para conquistar o tricampeonato na grande noite de Richard, que defendeu duas cobranças de pênaltis.
Nos pênaltis, Ceará vence Sport e conquista Copa do Nordeste de 2023
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
A final entre Sport e Ceará coroou o sucesso da Copa do Nordeste, que passou a ser organizada pela CBF neste ano. Sob nova gestão, o torneio distribuiu cerca de R$ 42 milhões aos participantes, um acréscimo de R$ 14 milhões em relação ao último ano.
O jogo também celebrou a bela torcida do Sport, que foi peça fundamental para o sucesso rubro-negro no início de jogo. Com a arquibancada em festa, a equipe teve a primeira chance aos 7 minutos, com Jorginho. Após pressão no ataque, Jorginho conseguiu roubar a bola e quase fez 1 a 0 em chute que parou no travessão.
O Sport seguiu com a iniciativa da partida e conseguiu abrir o placar aos 26 minutos, com Luciano Juba. O atacante recebeu cruzamento e chutou forte para colocar o Leão na frente.
Nos pênaltis, Ceará vence Sport e conquista Copa do Nordeste de 2023
Créditos: Rafael Ribeiro/CBF
O resultado de 1 a 0 para o Sport deixou o jogo mais aberto, já que o placar levaria o duelo para a decisão de pênaltis. No segundo tempo, o rubro-negro quase ampliou, novamente com Luciano Juba. O atacante recebeu passe de Jorginho e finalizou para a boa defesa de Richard.
O jogo ficou nervoso para as duas equipes, com uma bela festa da torcida pernambucana, que levou mais de 26 mil pessoas à Ilha do Retiro. O Sport teve a chance de ampliar aos 24 minutos, mas parou duas vezes na trave. Primeiro com Felipinho e, na sequência da jogada, com Wanderson.
A decisão teria de ser nos pênaltis. Pelo lado do Sport, Renan defendeu uma cobrança, mas pelo Ceará, Richard fez a diferença ao pegar duas finalizações e garantir o tricampeonato para o Ceará.