A Câmara Municipal de Guarabira retomou as atividades legislativas na tarde desta terça-feira (3), depois do recesso parlamentar do meio do ano, sob a presidência do vereador Wilson Filho (PL).
Na abertura dos trabalhos do semestre legislativo, como sempre ocorre, o parlamento mirim recebeu o prefeito da cidade, Marcus Diôgo (PSDB), que levou sua mensagem aos parlamentares, respondeu a perguntas dos vereadores e fez esclarecimentos sobre diversos temas de interesse da comunidade.
“Estamos mais uma vez aqui para desejar a todos os vereadores que tenham um semestre produtivo em defesa dos interesses da cidade de Guarabira. Eu sempre estive e estou à disposição da Câmara, me sinto em casa, estou aqui com os representantes do povo, eleitos pelos guarabirenses e à disposição para responder ao que for necessário”, disse prefeito.
O vereador Marcelo Bandeira (PDT) usou da palavra e demonstrou preocupação com a iminência do colapso no abastecimento de água para as comunidades rurais, sobretudo a respeito da barragem de Torrões, que atende também aos moradores de Lagoa de Serra e seu entorno.
“Quando a barragem de Torrões foi construída era para atender em torno de 70 famílias e hoje atende a mais de 200 famílias. Eu estou preocupado com a crise hídrica para as comunidades de Lagoa de Serra e de Torrões, apresentamos um requerimento para que a prefeitura adote medidas para evitar o colapso no abastecimento”, falou Bandeira.
Marcus disse que já existe um projeto para a construção de outra barragem, com maior capacidade de armazenamento de água para atender a parte das comunidades rurais e que também está contratando serviços para atender emergencialmente algumas localidades que estiverem em dificuldade de abastecimento.
“Vendo esse número crescente de casa, nós já temos um projeto para construir uma barragem na área de Tananduba, numa bacia hidrográfica que dê condições para atender a boa parte da zona rural. Nós encaminhamos o projeto para a Sudema para a utilização da área e estamos apenas aguardando a autorização da Sudema para colocar em prática o projeto. Também estamos contratando serviço para perfuração de poços artesianos e carros pipa para tender emergencialmente as comunidades que tiverem maior necessidade”, destacou o gestor.
Marcos revelou durante a sessão que em muito breve estará encaminhando à Câmara um projeto de lei para a criação da guarda municipal e que os parlamentares terão a oportunidade de discutir e aprimorar o texto a fim de que seja implementado o serviço na cidade.
O presidente da Câmara agradeceu ao prefeito por comparecer ao parlamento e por responder aos questionamentos feitos pelos representantes do povo na Casa Osório de Aquino.