A Secretaria da Câmara Municipal de Guarabira divulgou a produção parlamentar do primeiro semestre de 2019. Um folder com o quantitativo dos requerimentos, projetos de lei, medidas provisórias, decretos legislativos, projetos de resolução, emendas e outros foi distribuído com os vereadores e imprensa, presentes na sessão ordinária desta terça-feira (11), a última deliberativa antes do recesso parlamentar.
O relatório ainda mostra os vereadores que mais usaram a tribuna no decorrer do semestre e a frequência dos parlamentares nas sessões.
Entre os parlamentares, a vereadora Neide de Teotônio foi quem mais apresentou requerimentos e projetos de lei, somando 96 ao todo. Depois veio o vereador Renato Toscano, que apresentou 90, seguido de Júnior Ferreira com 86 proposituras.
Neide e Marcos de Enoque foram mais vezes à tribuna no primeiro semestre, tendo usado da palavra 23 vezes cada parlamentar, seguidos dos vereadores Renato Meireles (23 discursos), Tiago do Mutirão (22 vezes) e Zé Ismai (20 discursos).
O vereador que faltou mais vezes no semestre foi Jáder Filho, que deixou de comparecer por 7 oportunidades. Depois veio Leonardo Macena (5 faltas), Renato Meireles (3 faltas) e Saulo de Biu (3 faltas).
Esse é o primeiro semestre com a formação da nova Mesa Diretora, presidida pelo vereador Marcelo Bandeira, tendo Renato Toscano como vice-presidente, Júnior Ferreira como primeiro secretário e Tiago do Mutirão segundo secretário.
Trabalhos legislativos:
593 – Ofícios expedidos
04 – Medidas provisórias
04 – Decretos legislativos
18 – Projetos de resolução
828 – Requerimentos escritos
05 – Projetos de lei do Executivo
75 – Projetos de lei do Legislativo
01 – Emenda à Lei Orgânica do Município