A rede CNN obteve com exclusividade imagens do circuito interno de 22 câmeras do Palácio do Planalto, que mostram a atuação de integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante os ataques criminosos ocorridos em 8 de janeiro deste ano. Foram analisadas mais de 160 horas de imagens.
Em uma das imagens registradas às 16h29, duas câmeras flagraram o ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, tentando abrir duas portas antes de entrar no gabinete do presidente da República. Momentos depois, o ministro aparece caminhando pelo mesmo corredor com alguns invasores, sugerindo que ele indicou a saída de emergência para o grupo de criminosos.
Outros integrantes do GSI também são vistos nas imagens indicando o caminho de saída para os invasores que estavam no terceiro andar do Palácio do Planalto. As imagens exclusivas mostram que, em vários momentos, funcionários do GSI e os invasores circulavam pelo Palácio do Planalto.
No terceiro andar, os criminosos quebraram câmeras de segurança, mesas de vidro e uma obra de arte do século 17, além de revirarem gavetas e móveis.