O Bahia derrotou o Botafogo-PB por 3 a 1 e foi o quarto clube a carimbar a vaga nas semifinais da Copa do Nordeste 2020. No Estádio de Pituaçu, em Salvador, o Esquadrão Tricolor contou com os gols de Ronaldo, Rodriguinho e Fernandão para avançar de fase na competição na noite deste sábado (25). Rodrigo Andrade descontou para o Belo.
Com o triunfo, a equipe baiana enfrentará o Confiança na semifinal. A equipe sergipana eliminou o Santa Cruz, também neste sábado, em disputa de pênaltis.
POLÊMICAS
Durante e principalmente ao final da partida, os botafoguenses reclamaram de dois lances capitais do jogo e que geraram muita polêmica com a arbitragem. Foi um gol anulado para o Botafogo-PB e um gol validado do Bahia.
Quando o placar estava 2 a 1 para o Bahia, aos 18 minutos do segundo tempo, o Botafogo-PB era melhor em campo, e chegou a empatar com Kelvin, mas a arbitragem anulou o lance, marcando impedimento. O lance é duvidoso, e alguns comentaristas afirmaram que não viram irregularidade no lance. Seis minutos depois, Rodrigão, do Bahia, marcou o terceiro gol de sua equipe, mas o atacante tricolor estava claramente em posição de impedimento. Desta vez, o árbitro validou o gol, o que acarretou muita reclamação por parte dos botafoguenses.
O JOGO
O Bahia começou a partida pressionando e criando as primeiras oportunidades de gol. Aos sete, Rodriguinho pegou a sobra, mas finalizou por cima da meta. Cinco minutos mais tarde, foi a vez de Ronaldo experimentar. Mas, dessa vez, a bola morreu no fundo das redes. O volante do Esquadrão aproveitou bola rebatida para a entrada da área e bateu de primeira, no cantinho, sem chances para o goleiro Felipe: 1 a 0.
Atrás no placar, o Botafogo se viu obrigado a ir para cima e passou a também criar chances. Em uma delas, aos 25, Mário dominou após bate-rebate dentro da área do Bahia, mas, sem ângulo, bateu para boa defesa do goleiro Anderson, que garantiu a vantagem tricolor no primeiro tempo.
Depois da conversa nos vestiários, o time comandado pelo técnico Roger Machado voltou da mesma forma que começou a etapa inicial. E logo no primeiro ataque do segundo tempo, o Bahia ampliou o placar. Juninho Capixaba recebeu na esquerda e encontrou Rodriguinho dentro da área. Com o cruzamento na medida, o meia só precisou escorar para o fundo das redes: 2 a 0.
Apesar da desvantagem, o Belo não se entregou e conseguiu diminuir aos 13. Fred cobrou falta na entrada da área e mandou uma bomba, que explodiu no travessão. No rebote, Rodrigo Andrade cabeceou no contrapé do goleiro Anderson e diminuiu. Onze minutos depois, no entanto, o Bahia fez mais um e decretou a vitória. Clayson bateu cruzado, e Fernandão, adiantado, em posição de impedimento, apareceu entre a defesa para completar para o fundo das redes: 3 a 1 e vaga na semifinal da Copa do Nordeste 2020.