A quarta edição do Festival Internacional de Arte Naif (FIAN), que será aberta em Guarabira na próxima quinta-feira (26), contará com várias presenças de artistas brasileiros que já confirmaram presença junto à organização do festival.
Neste último final de semana, participantes de vários estados começaram a enviar vídeos para a coordenação do evento, muitos deles enaltecendo o retorno presencial desse importante salão na cidade de Guarabira, atualmente considerada um polo de referência na difusão da arte naif para todo o Brasil.
A novidade deste ano é que o Fian terá uma parceria de itinerância com outras duas cidades brasileiras que receberão a mesma exposição de Guarabira. São as cidades de Paraty (Rio de Janeiro) e Penápolis (São Paulo). Inicialmente, o Fian 2022 será lançado em Guarabira e ficará com a exposição até o mês de julho, período em que receberá visitantes de vários locais para apreciarem as obras.
Na sequência, a exposição irá para o Rio de Janeiro e depois para São Paulo. Durante o período em que ficará em Guarabira, a Secretaria Municipal de Cultura já vem realizando o agendamento de estudantes e grupos de turistas para conhecerem o salão durante os meses de junho e julho.
O Fian será aberto às 19 horas da próxima quinta-feira, em solenidade instalada na frente do Casarão da Cultura. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Guarabira, tem à frente da sua organização a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, além da Coordenação de Eventos e o Ateliê Adriano Dias, parceiro e curador do festival.