O Ano Novo Chinês, um dos feriados mais importantes em grande parte da Ásia, começa nesta terça-feira (1º) com Ano do Tigre, ou o ano 4720 no calendário.
Normalmente, milhões de pessoas aproveitam a oportunidade para viajar e celebrar o Ano Novo Lunar com a família – o que, pela terceira vez na pandemia da Covid-19, não deverá acontecer.
Mesmo com o aumento da vacinação, as festas serão reduzidas pela pressão da variante ômicron – altamente transmissível – e as restrições da China com sua política “Covid zero”.
Cerca de 85% dos chineses estão totalmente vacinados, de acordo com a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade de Oxford, e mais chineses viajaram internamente este ano.
No entanto, o governo insiste para que os moradores evitem deslocamentos desnecessários e tem intensificado testes e lockdown em áreas com surtos de Covid-19.
A China reforçou o controle das medidas sanitárias também para evitar problemas na realização das Olimpíadas de Inverno, marcadas para começar nesta semana.
O que marca o ciclo de um ano para os chineses?
O calendário chinês tem a Lua como parâmetro — há quem se refira ao feriado como Ano Novo Lunar, inclusive. O ano é o fim de 12 ciclos completos da Lua.
O que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno. Geralmente, fica entre os dias 20 de janeiro e 18 de fevereiro.
A data do Ano Novo é móvel, ela não acontece sempre depois de um ciclo fixo de dias, como no caso do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias.
Outros calendários também são lunares, como o dos muçulmanos, que tem o Ramadã, e o judeu.
Quais as diferenças do ano solar e lunar?
Um ano no calendário gregoriano, usado no Ocidente, é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do sol –cerca de 365 dias.
O ano lunar tem cerca de 354 dias, que é o tempo para que a Lua atravesse 12 ciclos completos. (veja mais abaixo).
No entanto, como as fases da Lua não estão em sincronia com as estações do ano (verão, inverno, outono, primavera), muitas pessoas que seguem o calendário chinês também usam as datas do calendário gregoriano para atividades rurais, como pesca e agricultura.