Se as eleições fossem hoje, segundo a pesquisa estimulada realizada pelo instituto ADVISE, o prefeito Marcus Diôgo e o Secretário Raimundo receberiam a maior parte das intenções de voto, 27,5%. Entretanto, além de apontar o fortalecimento do prefeito e a consolidação do grupo Paulino como maior força de oposição, com 26,5% da intenção de votos, as estatísticas também revelaram informações importantes que devem ser levadas em consideração nas próximas estratégias, sobretudo pelas forças de oposição.
Ao analisar os dados, apesar da vantagem consolidada pelo pré-candidato Marcus, podemos afirmar que quaisquer estratégias de união das oposições podem prejudicar a liderança do prefeito, tendo em vista que se somadas, as porcentagens de todas as oposições ainda é consideravelmente maior que a intenção de voto da situação. Simulando, por exemplo, uma possível união entre o grupo Paulino e qualquer outro grupo, a chapa superaria com larga vantagem os demais nomes, incluindo Marcus Diôgo.
Entretanto, o cenário político atual mostra que as oposições em Guarabira não se entendem e nem planejam discutir a possibilidade de união entre os grupos. Declarações recentes do deputado Rainery Paulino e também de representantes do grupo ligado ao governo estadual demonstram que a divisão continua forte, mesmo que isso represente a reeleição do pref. Marcus Diôgo.