Um observador de pássaros de longa data no condado de Warren (Pensilvânia, EUA) afirmou ter encontrado um raro pássaro nos arredores de Grand Valley: um cardeal que é metade macho e metade fêmea.
“Eu tive um encontro único na vida, um em um milhão de pássaros!”, postou o radiante James Hill no Facebook.
O americano descreveu o pássaro, que é conhecido como cardeal-do-norte (do mesmo tipo que o personagem Red, da série ‘Angry Birds’) com ginandromorfismo bilateral e foi avistado no sábado (20/2), como um pássaro dividido ao meio, metade macho e metade fêmea.
Normalmente, os cardeais machos têm plumagem vermelha brilhante, enquanto as fêmeas são marrom-amareladas, disse James na sua postagem.
Curiosamente, outro cardeal “metade macho e metade fêmes” foi visto e fotografado por um casal na região de Erie (Pensilvânia) apenas dois anos atrás, atraindo a atenção de cientistas e publicações especializadas.
“Será que este pássaro é o mesmo exemplar de Erie? Possivelmente: aquele era era uma fêmea à esquerda e um macho à direita também”, escreveu o observador.
Segundo o observador, inicialmente se pensava que o cardeal tivesse leucismo, mas, ao chegar ao local, ele logo percebeu que se tratava de ginandromorfismo bilateral.
“Esse pássaro teria um ovário funcionando no seu lado esquerdo e um único testículo funcionando à sua direita. Teoricamente, o pássaro poderia acasalar com um cardeal macho normal e colocar ovos férteis, ou poderia acasasalar com uma fêmea normal e fazê-la pôr ovos”, escreveu James.
O americano diz que está observando pássaros há 48 anos. Ele soube sobre o pássaro singular ao ouvir o relato de um amigo do dono da casa onde foi avistado.
Ele obteve permissão do dono da casa para tirar algumas fotos. Ele pediu anonimato para não atrair curiosos.