A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta terça-feira (29), em alusão ao Outubro Rosa e para outorga do Certificado “Quem Ama Cuida” a Organizações Não-Governamentais, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em benefício das mulheres no Estado. O evento, proposto pelo deputado Adriano Galdino, presidente da Casa, e a Bancada Feminina aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”. A deputada Camila Toscano presidiu o evento, secretariada pelo deputado Tovar Correia Lima. Também participaram da sessão as deputadas Drª Paula, Francisca Motta e Cida Ramos; o deputado Tovar Correia Lima; e advogada Rosana Gadelha, Secretária da Comissão Permanente de Direitos da Mulher da ALPB.
Ao abrir os trabalhos, Camila Toscano, representando a Comissão dos Direitos da Mulher, explicou que neste ano a Comissão resolveu “fazer algo diferente”, destacando que a entrega do Certificado como forma de homenagear, parabenizar e reconhecer o trabalho das ONGs que atuam na prevenção e no tratamento das mulheres com câncer, “trazendo os holofotes da Assembleia para essas instituições que trabalham com mulheres que lutam ou lutaram contra o câncer”.
“Então, acho que é muito importante a gente mostrar que na Paraíba existem várias instituições, várias pessoas que lutam, dão a mão e abraçam aquelas pessoas que estão passando por um problema de saúde como o câncer de mama. A Assembleia Legislativa está fazendo, mais uma vez, o seu papel social de chamar a atenção da sociedade e de parabenizar aquelas que trabalham em prol da nossa Paraíba”, justificou.
A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, destacou a importância da iniciativa da Assembleia Legislativa em homenagear as instituições sociais que cuidam dos direitos e da saúde da mulher em nosso estado. “Quem ama, cuida, e merece reconhecimento. E é isso que essas entidades fazem e que estão sendo reconhecidas, através deste Certificado do Poder Legislativo Estadual, em reconhecimento pelo belo trabalho que elas realizam. Iniciativas como essas são muito importantes para conscientizar as mulheres de que elas devem se cuidar, principalmente através da prevenção, porque isso salva vidas”, acrescentou.
A prefeita reeleita de Pocinhos, Eliane Galdino, que representou o seu marido, o deputado Adriano Galdino, presidente da Casa, ressaltou que a Assembleia Legislativa faz um trabalho brilhante, especialmente em relação às questões que tratam das mulheres. “E, no caso especifico da prevenção do câncer de mama e dos direitos dessas mulheres, o reconhecimento ao trabalho das ONGs é fundamental. Eu fico muito feliz por estar aqui participando dessa sessão que é mais do que especial e dedicada a uma causa tão nobre”, observou.
A presidente da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL), Manuelly Toscano, disse que a ALPB, num momento de grande felicidade, “está homenageando grandes mulheres da sociedade que têm projetos sociais grandiosos em prol de vítimas de violências e mulheres em vulnerabilidade”. Ela destacou a atuação da Casa em defesa dos direitos das mulheres, através da elaboração de leis e de campanhas exitosas como o ‘Outubro Rosa’ e “Rompa o Ciclo de Violência’. “Essa homenagem as essas pessoas que dirigem entidades que cuidam das mulheres, é muito importante, não só na prevenção como também no tratamento e enfrentamento ao câncer de mama, fortalecendo cada vez mais esses movimentos”, declarou.
Para Leandra Dias, presidente do Instituto Poderosas em Ação, o reconhecimento é motivo para se alegrar. “Eu tive um câncer de mama em 2019 e assim formamos o grupo e hoje somos quase 200 mulheres cuidando umas das outras. É com grande alegria e com muita honra que recebemos esse certificado”, enfatizou. O diretor da Organização de Apoio, Combate e Defesa de Mulheres contra o Câncer de Mama, sediada em Bayeux, Washington Lucena Menezes, parabenizou a ação da Assembleia, afirmando que esse apoio do Poder Legislativo a essas entidades “é mais do que necessário para todas as entidades, que trabalham pela prevenção e tratamento das mulheres com Câncer”.
Por sua vez, Josivânia de Sousa Araújo Bandeira, do projeto Amparar, do município de Mamanguape, expressou sua emoção com a homenagem, afirmando que ao reconhecer o trabalho desenvolvido pela entidade, a Assembleia reforça a necessidade “de um cuidado essencial com as mulheres com câncer de mama, que cada dia aumenta mais”. Já a representante do Instituto de Apoio aos Portadores de Câncer de Solânea, Ana Lúcia dos Anjos Pereira, ressaltou a atuação da Assembleia Legislativa nas questões de interesse das mulheres. “Para nós foi muito importante o abraçar dela, o acolher do nosso projeto”, observou.
Foram agraciadas com o Certificado “Quem ama Cuida”, as seguintes entidades: o Projeto Amparar, a Associação “Mãos que Ajudam”, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, a Associação “Mãos que Acolhem”, a Associação Castelo de Mulheres, o Instituto de Apoio aos Portadores de Câncer, o Instituto Poderosas em Ação, e a Organização de Apoio, Combate e Defesa das Mulheres Contra o Câncer de Mama.
Também prestigiaram o evento, a desembargadora Agamenilde Dias, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB); a defensora pública-geral do estado, Madalena Abrantes; a secretária de estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, na oportunidade representando o governador João Azevêdo; a delegada Maria Sileide da Azevedo, coordenadora-geral da Delegacia de Atendimento à Mulher, da Polícia Civil do Estado da Paraíba; e a advogada Ezilda Melo, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PB. (*) Agência ALPB