O município de Alagoinha é ouro no ranking em transparência pública do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Através da ferramenta Turmalina, o órgão disponibiliza ao cidadão dados sobre o comportamento administrativo dos municípios paraibanos. Posicionamento, investimentos, regularidade fiscal e porcentagem são alguns tópicos disponíveis para o cidadão verificar durante sua pesquisa na plataforma do TCE-PB.
O município de Alagoinha possui 573 pontos e ocupa a 194º do ranking. Conforme a plataforma, isso representa 91% de regularidade da Prefeitura Municipal de Alagoinha junto ao órgão de fiscalização estadual. A pontuação de Alagoinha aumentou, comparado ao início de junho, saltando de 506 para 573.
A última atualização do ranking ocorreu no dia 02 de julho e mostra como anda a saúde administrativa de Alagoinha. O prefeito Alírio Filho cumpre todas as obrigações à frente da gestão municipal. Conforme a ferramenta do TCE-PB, o prefeito está gerindo corretamente;
- Planejamento, Licitações, Contratos, Convênios, Receitas e Receitas Extraorçamentárias, além de Despesas, Pagamentos e Pessoal.
Essas pastas correspondem diretamente por todas as áreas administrativas da Prefeitura Municipal de Alagoinha e são fiscalizadas pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).
Turmalina é nome de pedra preciosa e também de um robô fiscal (inteligência artificial) criado pelo Tribunal de Contas da Paraíba, em parceria com o Laboratório de Sistemas de Informação da Universidade Federal de Campina Grande, para analisar cada um dos Portais de Transparência dos órgãos e entidades públicas sob a jurisdição do TCE-PB. Ela visa aprimorar a coleta, análise e apresentação de dados relevantes para as atividades de fiscalização e auditoria realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.
ManchetePB