Produtores rurais de Taperoá participaram, na semana passada, da 6ª edição do Dia D da Fazenda Carnaúba, no município de Taperoá, no Cariri paraibano. A ação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que através de seleção pública presta serviços de assessoria técnica aos projetos produtivos apoiados pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), nos territórios do Médio-Sertão e Seridó.
A visita teve como objetivo mostrar o modo de produção da Fazenda Carnaúba. O produtor Getúlio Ermínio da Silva destacou a organização e estrutura da propriedade que visitou. Para ele, esse é um exemplo que pretende implantar no seu próprio sítio, principalmente em relação às galinhas e caprinos. “Vou levar daqui principalmente a ideia de organização dos animais em piquetes separados, com cada um no seu lugar”, comentou Getúlio.
Ele é um dos 20 agricultores da comunidade quilombola Pitombeira. De acordo com o técnico de campo do SENAR, Paulo Henrique Cordeiro, que atende a comunidade, o evento é uma vitrine para a genética, o manejo e as forrageiras utilizados para alimentação animal.
“Para os produtores, ver os animais nessa condição de Semiárido, similar às deles, mostra que é possível criar e cuidar do rebanho com qualidade. Aqui pudemos verificar um tipo de suporte forrageiro semelhante ao que vai ser empregado por eles. Então foi muito importante trazê-los para o evento”, afirmou.
*Imagem ilustrativa
Fonte: Assessoria