A Escola Municipal Edvardo Toscano, recebeu nesta Quinta-Feira (02), integrantes do Movimento da Cultura da Pipa Esportiva, no período da manhã e tarde.
Na ocasião, o alunado infantojuvenil, receberam sucintas palestras, referente a Cultura do Combate da Pipa Esportiva. Palestras estas, dada pelo entusiasta da Pipa na Paraíba e região: Erick Silva, acompanhado de seus amigos: Tiago Pipas da cidade de Araçagi e Kadú Pipas, aqui de Guarabira, que juntos, ao final de cada palestra, distribuíram pipas para criançada.
Nas palestras, Erick falou sobre o surgimento da Pipa na China, sua chegada ao Brasil pelos Portugueses, bem como, sobre o Movimento atual da Cultura da Pipa no Brasil, destacando a Paraíba: “nessa modalidade esportiva, o Brasil é Tetracampeão na França. Temos Campeão Mundial, temos Bicampeão Sulamericano, temos Associações, temos Projeto de Ações sociais… E aqui na Paraíba, já são mais de 15 cidades que estão envolvidas na prática da Pipa Esportiva, enquanto atividade recreativa, esportiva, popular, dentre as quais, João Pessoa, se destaca com o Projeto: TODO SEGUNDO DOMINGO DO MÊS”, que é um encontrão mensal de todos os Pipeiros da Paraíba, fortalecendo entre nós, nosso seguimento” – (frisou).
Numa veia de conscientização, ele falou ainda sobre soltar pipas com segurança, longe de rede elétrica e de rodovias movimentadas, para não levar riscos à sociedade, pontuando assim, a urgente necessidade do Poder Público, adotar a criação e regulamentação de uma área específica para esse esporte, o chamado PIPÓDROMO, que já é uma realidade em muitas cidades da região Sul do País. Concluiu, afirmando que o Movimento da Cultura da Pipa no Brasil, além de promover lazer, diversão e bem estar social, é também, um meio de vida, no qual milhares de famílias, vivem do mercado da Pipa.
Soltar pipa envolve diversos aprendizados. Ao fabricar sua própria pipa, a criança desenvolve sua coordenação motora e pode expressar sua criatividade. Nas palestras, as crianças, tiveram, também, a oportunidade de ver como as pipas são produzidas nos dias de hoje, uma vez que a modernidade chegou – “a pipa mais difundida hoje é aquela feita de Bambú e fibra. Não se usa mais o palito da palha de coco. Antes se media todos os lados, hoje, já se tem o auxílio de moldes (formas, gabaritos), para uma produção rápida e prática… Tudo mudou – disse Erick.
Em suas redes sociais, específicamente, em seu Instagran voltado para o mundo da pipa: @erickpipeiro.guarabira, Erick repercutiu os bons momentos dessa visita a instituição educacional, destacando sua gratidão aos professores pela carinhosa receptividade, bem como, ao Diretor: Ronaldo, por ter aberto as portas da Escola.
“Fica expressa nossa gratidão ao Diretor da Escola Municipal Edvardo Toscano, Ronaldo, por abrir as portas da escola ao segmento do movimento da pipa Esportiva, onde pela manhã e tarde pudemos dar 5 palestras, bem resumidas com distribuição de pipas…”
Pipa é Arte. É Cultura. É esporte, lazer e diversão.