Se você acha que as crianças de hoje já nasceram com o chip da internet, pense um pouco mais. À primeira vista, essa pode até parecer a realidade mas, infelizmente, está longe de ser para todos. De acordo com uma pesquisa referenciada pela Unicef e realizada antes da pandemia, 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros vivem em domicílios sem acesso à internet.
Nós reconhecemos o poder transformador da tecnologia e incentivamos o movimento da inclusão digital. Vamos te mostrar por quê.
1. Conhecimento
Abrir as janelas do conhecimento é o primeiro benefício da inclusão digital. O acesso a diferentes culturas, saberes locais dos mais remotos cantos do planeta e todo tipo de informação que se desejar a um clique precisa ser possível a muito mais pessoas. O conhecimento existe para ser compartilhado e multiplicado.
2. Cidadania
O acesso à cidadania também pode ser potencializado com a inclusão digital. Serviços online como a emissão de documentos pessoais, o levantamento de direitos ou de informações oficiais de entidades ou do governo, e transações bancárias facilitam a vida de quem hoje tem essa vantagem. Basta pesquisar para ganhar tempo e reduzir algumas viagens desnecessárias.
3. Empregabilidade
A inclusão digital pode incidir positivamente na empregabilidade e renda. Estar familiarizado com as tecnologias da informação gera mais e melhores oportunidades de emprego à medida que este conhecimento amplia o leque de vagas, sem contar que facilita o acesso a cadastros para postos de trabalho já existentes ou futuros.
4. Conectividade
Nos dias de hoje, utilizamos as telas para uma gama enorme de atividades, como encontros, aulas, shows e palestras. Mais do que isso: precisamos da tecnologia para nos conectar com as pessoas. Para quem vive sozinho, para quem tem família ou amigos em outro país ou mesmo na porta ao lado. Encurtar distâncias de forma virtual nunca foi tão importante.
5. Desenvolvimento cognitivo
Utilizada da forma correta, a tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa a favor do ensino, contribuindo para o aprendizado e desenvolvimento cognitivo das crianças. Imagens comunicam mais do que palavras e facilitam a construção de conceitos relevantes. Além disso, a velocidade dos cliques favorece o desenvolvimento do pensamento ágil e lógico e colabora para a flexibilidade do raciocínio.
Especialmente neste último caso, é essencial dizer que o aprendizado não se dá sozinho. É preciso que se ensine a melhor forma de utilizar as tecnologias para que os demais itens da lista possam acontecer. Por isso, estamos lançando o projeto Janelas para o Amanhã, que atuará junto a escolas públicas em algumas das nossas regiões de atuação. Por meio desse projeto serão doados computadores que poderão ser utilizados pelos professores do ensino fundamental e pelos alunos do ensino médio dessas escolas.
O projeto irá trabalhar ainda no desenvolvimento e suporte tecnológico para professores do ensino fundamental e na formação de jovens em tecnologia de programação e ferramentas digitais para o mercado de trabalho.