s estudantes e professores da equipe de robótica O.N.D da ECI Odilon Nelson Dantas, do município de Cuitegi, conquistaram quatro premiações na fase nacional do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que ocorreu no sábado (07) e domingo (08), em São Paulo. A equipe ficou em 1º e 2º lugares na categoria Dança com Robôs, em 2º lugar na categoria Cabo de Guerra, e na segunda-feira (09), a comissão da TRJ anunciou que o grupo também conquistou o 1º lugar na categoria Registro Multimidiático.
Com a apresentação e interpretação nordestina, intitulada ‘Maria Bonita e Lampião: o xaxado dos cangaceiros’, os estudantes Laura Flávia, Niquessia Silva, Karolina de Lima, Eloisa Xavier, da 1ª série do Ensino Médio; e Rodrigo de Andrade, da 3ª série, ficaram em 1º lugar na categoria Dança com Robôs. A equipe competiu no nível 4 para estudantes com 18 anos de idade ou mais.
Também na mesma categoria, ficaram em 2º lugar no nível 3, para estudantes de até 18 anos de idade, com o tema ‘Rei do Pop: uma homenagem robótica’. Com as duas premiações a equipe se tornou tricampeã em Dança com Robôs.
Além da competição em dança, a O.N.D conquistou também o 2º lugar na categoria Cabo de Guerra. Após a competição a comissão TJR também anunciou a equipe em 1º lugar na categoria Registro Multimidiático, nesta atividade, as equipes registram os melhores momentos do evento, produzem vídeos e envia para a organização do torneio.
“Nossa equipe conseguiu quatro troféus, sendo um primeiro lugar na dança e nos tornou tricampeões na categoria e uma vaga para o torneio internacional. Nada disso seria possível sem o apoio do governador João Azevêdo, do secretário da Educação Wilson Filho e do nosso gerente regional Carlos Eduardo. Nós agradecemos muito a eles e também aos nossos professores que nos prepararam e ensinaram as técnicas da robótica e também nos orientaram durante a competição”, comentou a estudante, Eloisa Xavier.
Orgulhoso da equipe, o professor João Silva, ressaltou a importância do resultado que levará a equipe a mais uma competição internacional.
“O desempenho dos alunos no Torneio Juvenil de Robótica foi o resultado de muita dedicação e trabalho em equipe. A combinação do esforço e da agilidade de cada participante, aliada ao material de qualidade recebido recentemente pelo governo, fez toda a diferença. Esse resultado mostra que nossos alunos são capazes de ir cada vez mais longe, levando o nome de nossa escola e da educação pública para o cenário internacional”, comentou.
Também fazem parte da equipe O.N.D os estudantes Thauna Kelly, Daniel Lima e Ana Vitória e a professora Natália Nascimento Silva.
Os estudantes e professores da equipe de robótica O.N.D da ECI Odilon Nelson Dantas terão dois meses para se prepararem para a competição internacional no México, prevista para ocorrer em maio de 2025. Outra competição será no Chile.