Uma das festas mais tradicionais da Igreja Católica no Nordeste, a 255ª Romaria da Penha será realizada neste sábado (24). O percurso de quase 14 km começa às 22h em frente à igreja de Lourdes, na avenida João Machado, no Centro, e termina no Santuário da Penha, na orla da capital. Segundo estimativas da organização do evento quase meio milhão de fiéis participam da festa.
Ao todo o evento contará com a fiscalização de pelo menos 150 homens e 80 comerciantes informais, entre vendedores fixos e ambulantes.
A montagem da estrutura do evento começa já na véspera, no dia 23 com a colocação das estruturas fixas no percurso e na Penha.
Seguindo a recomendação da Arquidiocese, o evento não tem permissão para a comercialização de bebidas alcoólicas no percurso. Também está proibida a venda de produtos em garrafas de vidro. Ainda conforme orientação da Arquidiocese, não será permitida a montagem de barracas no campo onde ocorre a missa no final da Romaria.
Durante a Romaria, a segurança será feita por mais de 100 homens da guarda municipal em quatro pontos específicos: uma estará na Santinha da Avenida Pedro II, outra Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na Praça da Paz, no contorno do Mangabeira Shopping e em frente ao Santuário da Penha, além de um Posto de Operação Policial (POP), instalado no campo da Penha, para monitorar a área da missa campal.
Fonte: Click PB