Após antecipar apoio a Lucas Ribeiro, Luiz Couto diz que Lula deixou filiados livre para apoios em 2026

O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) voltou a se posicionar sobre as prévias da campanha política na Eleição 2026. A liderança de esquerda afirmou, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (6), que o presidente Lula liberou os filiados do Partido dos Trabalhadores na Paraíba sobre apoios.

De acordo com o parlamentar, a Direção nacional da legenda iria liberar os membros petistas para votarem em quem quiserem nas eleições de 2026. Couto analisou ainda que a liberação diz respeito às escolhas individuais dos filiados e não à posição oficial do partido, uma vez que a legenda ainda não decidiu a posição formal.

A preço de hoje, o PT tem duas possibilidades para possível apoio, já que não confirmou se terá candidatura própria – situação até já descartada por alguns membros. A dúvida está na escolha pelas chapas Lucas Ribeiro e João Azevêdo ou Cícero Lucena ao governo da Paraíba. Diversos outros partidos já definiram o lado que estarão no pleito a ser realizado em outubro desse ano.

Luiz Couto antecipou sua posição de forma individual e, mês passado, declarou apoio ao vice-governador Lucas Ribeiro (PP) para a disputa ao Governo do Estado e criticou a falta de planejamento interno do PT, assim como outro membro do partido, o deputado Luciano Cartaxo que também reforça a teoria de “lentidão” da legenda em declarar apoio.

Compartilhe