A cidade de Guarabira já começa a viver o clima da arte e da cultura popular com a chegada dos artistas que participam do 6º Festival Internacional de Arte Naif – FIAN. O evento, promovido pela Prefeitura de Guarabira, com o Ateliê Adriano Dias, começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 29 de maio, mas desde hoje, terça-feira (27), os artistas já começam a desembarcar na cidade, trazendo na bagagem muita criatividade, cores e diversidade cultural.
O festival, que conta com patrocínio do Ministério da Cultura, Caixa Residencial e Caixa Cultural, celebra a riqueza e a força da Arte Naif, reunindo obras de 15 países e 19 estados brasileiros. O resultado da seleção foi divulgado no último dia 10 de maio, após análise criteriosa de mais de 220 inscrições, das quais foram escolhidas 95 obras, 15 a mais do que o previsto inicialmente no edital.
De acordo com o coordenador geral do festival, o artista plástico Adriano Dias, a curadoria desta edição ficou a cargo da museóloga e ex-diretora do Museu Internacional de Arte Naif (MIMAN-RJ), Jaqueline Finkstein, do colaborador do Museu Internacional de Arte Naif de Magog, no Canadá, Jacques Dupont, e de Pedro Cruz. Eles foram responsáveis por selecionar os trabalhos com base em critérios como originalidade, qualidade plástica, caráter autoexplicativo e fiel representação da estética naif.
Ao todo, estão participando do festival 72 artistas brasileiros e 23 estrangeiros, além de dois grandes nomes que serão especialmente homenageados: Geo, de João Pessoa (PB), e Ivone Mendes, de Olinda (PE), ambos com trajetórias significativas no cenário da arte naif.
A programação oficial começa nesta quinta-feira (29), às 19h, com uma cerimônia na Câmara Municipal de Guarabira. Na sequência, às 20h, será realizada a abertura oficial da exposição no Casarão da Cultura. E para encerrar a noite, às 21h, o público será brindado com uma apresentação da Orquestra da Secretaria de Educação de João Pessoa, seguida de muito Forró Pé de Serra na Praça João Pessoa. O FIAN não se encerra em Guarabira. Após o mês de exposição na cidade, as obras seguirão para uma itinerância nacional, passando por Natal (RN), Fortaleza (CE) e Brasília (DF), levando a beleza da arte naif para ainda mais pessoas.
A Prefeitura de Guarabira convida toda a população e os amantes da arte a prestigiar esse momento único, que celebra a cultura popular e aproxima a cidade das expressões artísticas de diferentes cantos do Brasil e do mundo.