Um agricultor da cidade de Serra da Raíz, agreste Paraibano, ficou surpreso ao ver em seu quintal um pé de bananeira com 5 cachos, o que não é comum. Segundo o senhor José, ele já teria visto um único pé com dois cachos, mas com cinco nunca teria ouvido ou visto. Os vizinhos também ficaram surpresos.
EXPLICAÇÃO
A produção de dois ou mais cachos em uma bananeira corresponde a um fenômeno chamado dicotomia. Normalmente, pode ocorrer na gema apical de crescimento da fruteira antes ou depois da diferenciação floral, gerando uma bifurcação no pseudocaule (região da bananeira formada por folhas que equivale ao tronco ou ao caule de outras culturas).
O processo pode resultar em duas ou mais partes da bananeira, cada uma com uma nova planta. Como esse fenômeno pode ocorrer várias vezes, é possível encontrar bananeiras com um número maior de pseudocaules, portanto, com mais cachos. Se a dicotomia aparecer somente na inflorescência, haverá apenas um pseudocaule com dois ou mais cachos, com possibilidade de serem registrados até cinco cachos.
Felipe Silva