Acompanhe nossas redes sociais
e fique bem informado
Notícias | Mundo
07.07.2017 - 08h37 | G1
Trump e Putin se cumprimentam em Hamburgo, na Alemanha
 
  • Tamanho do texto: A-
  •  
  • A+

Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, cumprimentaram-se pela primeira vez nesta sexta-feira (7) no início da Cúpula do G20, em Hamburgo, na Alemanha, segundo a France Presse. O encontro dos dois líderes, que é o mais esperado evento, deve acontecer ao longo do dia.

Nos últimos tempos, as expectativas antes de uma primeira reunião de cúpula entre os EUA e a Rússia foram raramente tão altas.

Especialistas costumam apontar semelhanças no comportamento dos dois chefes de Estado, mas o que chama a atenção é que Trump se encontra sob forte pressão política em seu país devido ao escândalo de ingerência russa na campanha eleitoral nos EUA.

Para Trump, o encontro em Hamburgo é antes uma tarefa obrigatória e, segundo seu desejo, tanto melhor se ali não for tomada nenhuma decisão importante e vinculatória.

Moscou gostaria de ter visto muito mais cedo um aperto de mão entre os dois presidentes. "Trata-se principalmente de uma normalização do diálogo", afirmou o chanceler russo, Serguei Lavrov.

A Rússia anseia um reinício para as tensas relações, que vêm se deteriorando desde a anexação da Crimeia por parte de Moscou. No entanto, especialistas russos disseram não esperar nenhum avanço em Hamburgo.

A luta conjunta contra o "Estado Islâmico" (EI) e o controle de armas nucleares devem ser discutidas pelos dois presidentes. Nesse ponto, russos e americanos têm um interesse comum – especialmente em relação à Coreia do Norte.

 

Manifestações

 

Manifestantes voltaram a ocupar as ruas de Hamburgo, no início da Cúpula do G20. Pelo segundo dia consecutivo, os ativistas protestam contra o encontro dos chefes de estado das 20 maiores economias do mundo.

 

 
 
Comentários
   
   
   
©2010- 2017 . Portal Independente. Todos os direitos reservados
Desenvolvimento: Paula Araújo